5 alimentos que podem ser seus aliados para melhorar a labirintite
Saiba como aliviar os episódios de labirintite por meio da alimentação.
A labirintite refere-se aos problemas no labirinto, uma estrutura que faz parte do ouvido interno. Nesse sentido, saiba que a alimentação pode influenciar no quadro. Portanto, separamos 5 alimentos que melhoram a labirintite para você saber como amenizar os episódios desse problema de saúde.
Leia mais: Confira 6 alimentos com mais vitamina C que a laranja
Existem diversos fatores que podem causar a labirintite, entre eles o estresse, doenças circulatórias, infecções virais, tumores e até mesmo diabetes e hipertensão, por serem doenças que afetam os vasos sanguíneos e outras estruturas locais. Ademais, os sintomas incluem enjoos, tonturas, náuseas e até mesmo quedas.
5 alimentos que melhoram a labirintite
Por ser um quadro inflamatório, a alimentação para prevenir os episódios de labirintite deve ser pobre em alimentos que promovem a inflamação, como carnes processadas e alimentos ricos em farinhas refinadas, por exemplo. Por outro lado, os alimentos com compostos anti-inflamatórios devem fazer parte do consumo diário.
1. Frutas e vegetais
As frutas e os vegetais são ricos em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Nesse sentido, são boas fontes de compostos anti-inflamatórios, tal como o licopeno. Portanto, devem fazer parte da alimentação diária, a fim de evitar os episódios de labirintite.
2. Sementes
As sementes de abóbora, gergelim, chia, girassol e linhaça são ricas em gorduras boas, que ajudam a reduzir a inflamação no corpo. Por essa razão, devem ser consideradas aliadas para amenizar a labirintite.
3. Peixes
Os peixes como salmão, sardinha e atum possuem ômega 3, que é anti-inflamatório, e também melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Sendo assim, são boas opções para combater a inflamação no labirinto.
4. Alimentos integrais
Os alimentos integrais, além de conter uma boa proporção de fibras, também possuem vitaminas, minerais, antioxidantes e anti-inflamatórios. Esses alimentos devem ser consumidos diariamente para amenizar não só a labirintite, mas também outros quadros adjacentes que podem desencadear a inflamação.
5. Azeite de oliva
O azeite de oliva também é rico em gorduras boas e contém bastante ômega 6, que funciona em conjunto com o ômega 3. Sendo assim, deve ser consumido junto com os peixes, por exemplo, com o objetivo de garantir a ação anti-inflamatória.
Esses são alguns alimentos que podem ajudar a aliviar o quadro de labirintite. Caso você tenha sintomas graves desse problema de saúde, não hesite em procurar atendimento médico no intuito de evitar consequências preocupantes.
Comentários estão fechados.