Confira 5 dicas para alcançar o sonhado 1000 na redação
A nota máxima da redação é 1000, e para ficar com uma boa colocação, você deve chegar o mais perto disso que conseguir.
Para quem deseja entrar na universidade, o ENEM é a prova mais importante para se fazer. E quem está se preparando para isso, sabe que a redação é de extrema importância, pois em casos de nota zero, toda a prova é anulada.
A redação é responsável por 20% da nota do exame, e além dela, a prova conta com mais 180 questões de múltipla escolha. A nota máxima da redação é 1000, e para ficar com uma boa colocação, você deve chegar o mais perto disso que conseguir.
Por isso trouxemos algumas dicas para você não vacilar neste momento e alcançar uma nota bem alta:
1. Você precisa dominar as competências de avaliação
Todos os anos o INEP libera uma Cartilha do Participante, e nela estão as informações das competências de avaliação da redação, além de detalhes de como é realizada a correção e ainda os critérios que levam a nota zero.
Ao todo são 5 competências que você precisa dominar:
- Ter domínio da escrita formal da língua portuguesa.
- Ter compreensão da proposta de redação e fazer a aplicação de conceitos das diversas áreas de conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, visando o respeito aos direitos humanos.
2. Avalie as redações exemplares
Redações exemplares são aquelas que conseguiram a nota 1000 em outros anos, e muitas delas estão na Cartilha do Participante, como exemplo para vestibulando de inspirar.
Leia com atenção as redações, e veja toda sua construção, os conectivos usados, como foi a inserção dos repertórios socioculturais e argumentativos, e como foi apresentada a proposta de intervenção.
3. Leia notícias diariamente e se atualize nas ideias socioculturais
Para desenvolver uma boa redação, é preciso que você tenha uma boa visão crítica da realidade, e para isso, estar atualizado com os acontecimentos do dia a dia é fundamental.
Para fundamentar seu argumento usado, você pode utilizar repertórios como filmes, séries e livros, mas é importante que também se atualize com notícias importantes de portais confiáveis, ouvir ‘podcasts’, entre outros.
Mas sempre relacione estes repertórios com o tema da redação.
4. Pratique
Você precisa praticar a escrita da redação. Não adianta, se você quer tirar uma boa nota, é preciso que tenha alguma experiência na escrita. O ideal é escrever pelo menos uma redação por semana, para que assim você já esteja acostumado com a forma de escrita, es estruturas e até o tempo.
Outra dica é cronometrar a escrita, para que você se acostume a dispender apenas o tempo necessário para a redação, já que são muitas questões e o tempo passa bem rápido. Sempre faça um rascunho e depois passe a limpo, como se estivesse na hora da prova, e busque por temas anteriores, leia os textos de apoio para se inteirar da proposta.
5. Peça feedback a um profissional
Você precisa ter suas redações corrigidas para saber onde está errando, para assim trabalhar no erro e evoluir sua escrita. Sempre peça para um professor corrigir sua redação, leia com atenção a devolutiva dele, e se esforce para não cometer os erros novamente.
Comentários estão fechados.