Dieta sem sofrimento: Saiba como emagrecer comendo bem com essas 5 dicas valiosas
Fazer dieta não precisa ser uma infelicidade. Veja dicas importantes para manter o prazer de comer durante o processo de emagrecimento.
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, mais de 95 mil brasileiros adultos estavam com excesso de peso. Para alterar esse cenário, é necessário mudar hábitos alimentares, porém uma dúvida muito comum é como emagrecer comendo bem. Então, confira agora algumas dicas para não sofrer durante a dieta.
Leia mais: Conheça 10 alimentos que melhoram a saúde do cérebro
Como emagrecer e comer bem?
É muito comum que o processo de emagrecimento seja associado a momentos de privação, fome e sacrifício. No entanto, perder peso não precisa ser sinônimo de sofrimento, e com as orientações corretas, é possível emagrecer e manter o prazer de se alimentar.
1. Busque acompanhamento nutricional
Antes de mais nada, é fundamental fazer um acompanhamento com nutricionista, pois esse profissional possui o embasamento para elaborar um plano alimentar de acordo com as suas necessidades e preferências.
2. Varie as formas de preparar dos alimentos
Pensando em emagrecimento, você deve evitar o consumo de alimentos fritos. Existem várias opções de preparo, então busque maneiras de diversificar ao longo dos dias. Sendo assim, você pode fazer preparações assadas, cozidas ou grelhadas, além de investir em molhos à base de frutas.
3. Utilize especiarias
Os temperos prontos geralmente são ricos em sódio e ingredientes prejudiciais à saúde. Além disso, alguns contêm quantidade excessivas de gorduras e carboidratos. Portanto, dê preferência para temperos naturais como orégano, páprica, tomilho, alecrim, entre outros.
4. Inove na cozinha
Você pode fazer receitas bem diferentes utilizando os mesmos ingredientes, a fim de evitar a monotonia alimentar. Por exemplo, ao invés de comer ovo cozido todos os dias, você pode fazer uma omelete ou um ovo mexido feito com um pouco de azeite de oliva e ervas.
Do mesmo modo, você pode variar a forma de consumo das frutas, tanto em diferentes tipos de saladas quanto em sucos, assim como in natura mesmo. Essa é uma maneira de não enjoar desses alimentos e de estimular sua criatividade.
5. Coma suas preparações favoritas em ocasiões especiais
Não pense que você não pode comer alguma comida que você esteja com vontade, pois esse tipo de comportamento pode levar à algum tipo de transtorno alimentar.
Portanto, não deixe de comer o que você gosta, mas deixe para saborear esses alimentos mais calóricos, como doces e guloseimas, em momentos especiais. Além disso, saboreie cada pedaço desses alimentos e entenda que você é livre para consumi-los, então não carregue nenhum sentimento de culpa.
Comentários estão fechados.