Conheça 10 alimentos que melhoram a saúde do cérebro

Veja como oferecer nutrientes essenciais para fortalecer cérebro e memória.

A alimentação exerce efeito em muitos campos das nossas vidas, inclusive na saúde mental. Atualmente, já é fato que uma dieta equilibrada é capaz de interferir na saúde do cérebro e da memória.

Assim, é fundamental fazer boas escolhas para ajudar a nutrir esse órgão fantástico e preservar a nossa capacidade cognitiva. Portanto, hoje você vai conhecer 10 alimentos que melhoram a saúde do cérebro!

Leia mais: Combinações de alimentos prejudiciais à saúde: veja quais combinações evitar

Alimentos que melhoram a saúde do cérebro

No geral, os alimentos com efeitos benéficos para o cérebro incluem as fontes de gorduras boas, vitaminas e minerais, como peixes, castanhas e vegetais. Confira!

Abacate

O abacate é popular por ter uma grande quantidade de gordura monoinsaturada, conhecida como gordura boa, que deixa as células mais flexíveis. Ademais, ele tem muitas vitaminas e minerais com efeitos antioxidantes, que ajudam a prevenir o surgimento de doenças que prejudicam o cérebro, como diabetes e hipertensão.

Alho

O alho possui compostos capazes de diminuir o colesterol ruim, melhorar a saúde cardiovascular e fornecer proteção ao cérebro, devido aos seus antioxidantes. Além disso, é um potente antibacteriano.

Arroz integral

O arroz integral tem fibras e nutrientes que ajudam no controle do colesterol. Estudos recentes ainda apontam sobre o efeito benéfico deste alimento na memória.

Aveia

Devido as suas fibras e propriedades terapêuticas, a aveia é um dos melhores alimentos para ajudar na saúde cardiovascular e na circulação do sangue.

Azeite de oliva

Profissionais já relatam que uma dieta com zero gordura não é saudável, pois causa alterações no humor e até mesmo confusão mental. Então, o ideal é apostar nas gorduras boas, como as gorduras insaturadas presentes no azeite de oliva.

Café

O café na quantidade certa (com moderação) é capaz de fornecer a energia necessária que o seu cérebro precisa. Assim, essa bebida consegue fortalecer a comunicação entre os neurônios para facilitar o aprendizado e a memória.

Castanhas

De forma semelhante ao abacate, as castanhas são fontes de gorduras boas e de vitamina E, fundamentais para a cognição. Entretanto, evite consumir castanhas com muito açúcar ou sal.

Chocolate

O chocolate possui muitos antioxidantes, cafeína e triptofano, que aumentam a produção de uma substância responsável pelo nosso bom humor. Entretanto, lembre-se de evitar os chocolates ricos em açúcares.

Ovos

Embora o ovo tenha a fama de elevar o colesterol ruim, o responsável por esse processo na verdade é a fritura. Esse é um alimento completo e composto por selênio, um grande aliado para o humor.

Sementes

Sementes como linhaça, girassol e gergelim possuem gorduras boas, vitamina E, magnésio e diversos compostos antioxidantes, que diminuem os danos causados pelo estresse.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More