Fique atento à alteração feita pela Receita Federal nos códigos de bens e direitos do IR

Houve uma mudança na identificação de patrimônio, como imóveis, veículos e aplicações financeiras, na ficha "Bens e Direitos".

Ninguém quer cair na malha fina, não é mesmo? Por isso, caso você ainda não tenha preenchido a declaração anual do Imposto de Renda (IR) de 2022, deverá fazê-lo. Além do prazo estar acabando (as declarações devem ser feitas até o dia 31 de maio), a Receita Federal alterou os códigos do formulário “Bens e direitos”. Ou seja, é importante ter tempo para entender tais alterações.

Por isso, fique de olho nas mudanças para completar a declaração do seu imposto sem cometer erros. Até porque quem erra seus dados corre o risco de acabar na famosa malha fina sem necessidade alguma. Confira o texto na íntegra e saiba mais sobre os códigos.

Leia mais: Veja quem são os chamados “dedos-duros” no Imposto de Renda

O que são esses códigos?

Essa é uma das formas mais comuns dentre as usadas ao enviar contas ao Fisco, permitindo que a organização determine se os ativos do contribuinte são compatíveis com sua renda.

Na prática, os códigos foram separados em nove grupos grandes, tornando mais fácil o preenchimento do Imposto de Renda, já que anteriormente o usuário tinha que pesquisar mais de 70 itens no momento da declaração.

Porém, agora está bem mais fácil! No momento em que você for preencher o formulário, basta procurar o grupo e depois o código que melhor categoriza o item que você quer declarar.

Saiba os novos grupos de bens e direitos e seus códigos

Sendo assim, veja a seguir os códigos que foram alterados pela Receita Federal na ficha de bens e direito da declaração do Imposto de Renda:

1 – Bens Imóveis;
2 – Bens Móveis;
3 – Participação Societária;
4 – Aplicações e Investimentos;
5 – Créditos;
6 – Depósito à Vista e Numerário;
7 – Fundos;
8 – Cripto Ativos;
99 – Outros Bens e Direitos.

Os códigos de cada categoria para as criptomoedas

É muito importante também ficar atento aos detalhes relacionados aos investimentos em criptomoedas. Por isso, veja agora os códigos que foram definidos para cada categoria:

1 – Cripto Ativo Bitcoin – BTC;
2 – Outras criptomoedas (Altcoins);
3 – Cripto Ativos (Stable coins);
10 – Cripto Ativos (NFTs: Non-Fungible Tokens);
99 – Outros cripto ativos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.