Veja a melhor forma de engrossar molhos sem usar ingredientes com glúten

Não será mais necessário usar farinha de trigo depois de conhecer esse método.

O preparo de diversas refeições envolve o uso de molhos que, geralmente, precisam ser encorpados. Entretanto, deixar um molho mais grosso pode ser um verdadeiro desafio, principalmente para quem tem problemas com glúten. Isso porque os métodos principais para chegar a esse resultado envolvem acrescentar ingredientes como a farinha de trigo.

Porém, essa não é uma tarefa impossível e temos o ingrediente perfeito para você que quer saber como engrossar molhos de forma livre de glúten.

Leia mais: Xô, desperdício! Conheça receita deliciosa para aproveitar sobras de arroz

Flocos de batatas

Até os anos 1960, esse ingrediente ainda era inteiramente desconhecido pela classe de cozinheiros. Porém, tudo mudou quando um cientista, de nome Edward Asselbergs, descobriu um componente capaz de engrossar molhos e que fugia da regra de conter glúten. Trata-se dos flocos de batatas desidratados, que são pequenas partículas do tubérculo que nós já conhecemos após o processo de desidratação.

Geralmente, um pouco desse componente junto ao molho já é capaz de gerar resultados impressionantes e dar muito mais volume e espessura para a sua massa. Sem falar que não haverá acréscimo de sabor capaz de mudar o sentido original da sua receita. Na verdade, a batata irá atuar de forma relativamente neutra e conseguirá dar o ponto que você busca.

Use amido de milho

Outro ingrediente poderoso quando o assunto é engrossar molhos é o amido de milho. Esse ingrediente tão comum em nossa culinária ainda é pouco presente nas substituições das receitas com farinha de trigo, embora consiga dar o mesmo resultado quase sempre. E o melhor de tudo é que ele é inteiramente livre de glúten.

Todavia, alguns cozinheiros apontam para o fato de que, geralmente, o amido de milho é capaz de deixar a receita um tanto mais pesada que o usual. Desse modo, nem todos usam o componente por achar que há alteração de consistência e sabor que se espera do molho. Ainda assim, vale a pena experimentar em doses menores para obter resultados interessantes. O ideal é acrescentar aos poucos e mexer para ter maior domínio do resultado final, que talvez não seja igual ao da farinha de trigo, mas pode colaborar num momento de falta de recursos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.