Confira agora o risco de comer tomates todos os dias
Saiba por qual motivo não é indicado comer tomate em excesso e o que isso pode causar.
O tomate é um dos frutos mais utilizados nas refeições. Sem ele, é muito difícil imaginar uma boa salada ou aquele delicioso molho de macarrão. Todavia, comê-lo em excesso pode fazer muito mal à saúde, pois apesar de possuir muitos nutrientes, o tomate também contém substâncias que podem causar problemas, como aumento do nível de ácido úrico no corpo. Leia o artigo e saiba mais detalhes sobre.
Veja também: Tomate roxo transgênico: empresa deseja começar a vender esse ‘superalimento’ nos EUA
Benefícios do tomate
Apesar de muitos o confundirem com um legume, na verdade, o tomate é um fruto rico em antioxidantes, vitaminas C, A e K, potássio e licopeno. Ele é capaz de auxiliar contra inflamações, já que possui propriedades anti-inflamatórias.
Além disso, suas propriedades diuréticas e antioxidantes podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças como câncer de próstata, infarto e osteoporose. O seu baixo teor de calorias também contribui para o controle do peso.
Assim, por ser rico em água, antioxidantes e fibras, ele ajuda a diminuir a gordura corporal e a controlar o apetite. Desse modo, é considerado um bom alimento para ser incluído nas dietas.
Por que faz mal?
Tudo em excesso faz mal, inclusive o tomate. De acordo com pesquisas publicadas pelo site Diet Body Coach, o tomate pode aumentar a quantidade de ácido úrico no sangue. Nesse sentido, a concentração de ácido úrico pode causar o desenvolvimento de cristais nos rins.
Vale ressaltar, no entanto, que ter ácido úrico alto não significa um problema sério. Todavia, o efeito causado nos rins pode prejudicar, pois esses são os órgãos responsáveis por equilibrar os níveis de ácido no corpo.
Assim, caso você possua facilidade em acumular ácido úrico no organismo, é importante que você evite o consumo excessivo de tomate na sua dieta. Se você possui problemas nos rins, diabetes e outras doenças que influenciam na filtração dos rins, também é bom reduzir a quantidade de vezes em que inclui o tomate nas suas refeições.
Comentários estão fechados.