Confira algumas dicas comprovadas cientificamente que ajudam a manter a memória

Se você quiser aumentar sua capacidade de memorização, confira essas dicas surpreendentes!

Algumas dicas científicas podem ajudá-lo a melhorar sua memória. Afinal, é fundamental cuidar do cérebro e evitar doenças neurodegenerativas, mesmo que seja por meio de hábitos cotidianos. À medida que envelhecemos, nossa memória se deteriora. Embora nossos genes tenham um papel importante para definir a rapidez desse processo, as nossas escolhas de estilo de vida também são fundamentais.

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Veja dicas importantes para ajudar a manter a memória por mais tempo

Estudos recentes descobriram que a disbiose intestinal (uma condição clínica em que a microbiota intestinal sofre de um desequilíbrio bacteriano) é comumente observada em pacientes com doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson. Isso sugere que a saúde gastrointestinal é ainda mais importante.

O consumo de frutas, legumes, cebola, alho, alcachofras e grãos integrais são boas maneiras de manter as bactérias intestinais saudáveis e equilibradas. No entanto, só isso não é o suficiente. Confira mais dicas para manter a memória a seguir.

1. Sono regular

Especialistas aconselham que obter as seis a oito horas recomendadas de sono por noite é fundamental para a saúde do cérebro. De acordo com um novo estudo publicado na revista Current Biology, um sono REM (movimento rápido dos olhos) interrompido pode interferir na área do cérebro responsável pelo processamento da memória durante a noite.

2. Hidratação

A desidratação tem o potencial de prejudicar a memória de curto prazo e o desempenho cognitivo. Pesquisas recentes apontam que é necessária uma hidratação adequada para o bom funcionamento do cérebro. Além disso, um estudo publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise afirma que a desidratação está associada a um declínio significativo na capacidade sociocognitiva.

3. Pratique atividades físicas

Para completar a lista de dicas científicas para melhorar a memória, há um clássico: exercícios físicos. De acordo com avanços em pesquisas científicas, a atividade física aumenta a atividade no hipocampo, uma região do cérebro envolvida na lembrança de eventos e fatos, além de criar novas memórias.

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