Conheça 5 doenças que foram transmitidas de animais para os humanos


São chamadas de zoonoses as doenças que são transmitidas entre animais e humanos. Quando isso ocorre, trata-se na verdade de uma mutação que aconteceu entre os vírus e bactérias que se originaram nos animais. Dessa forma, muitas doenças que eram específicas de algumas espécies também atingiram os seres humanos. Nesses casos, a transmissão ocorre principalmente quando há foco de água em comum entre as espécies, ou também por meio de alimento e solo contaminados.

Leia mais: Pesquisa mostra quais os sintomas mais comuns em pessoas vacinadas contra Covid-19.

Doenças que foram transmitidas de animais para humanos

  • H1N1

Não é à toa que, quando a transmissão da H1N1 começou entre seres humanos, ela tinha o nome de “gripe suína”. Isso porque esse vírus mortal tem origem em rebanhos de porcos. Nos seres humanos, a doença se apresentou com sintomas como febre, tosse e dor de garganta.

  • Peste Negra

Outra doença que realmente virou o mundo de cabeça para baixo por meio de uma epidemia mundial foi a Peste Negra. Essa doença, provocada pela bactéria Yersinia pestis, passava para os seres humanos por meio de ratos e gatos que tiveram contato com pulgas infectadas. Entre os sintomas, estavam a febre intensa, os calafrios e a fraqueza corporal.

  • Raiva

Muito comum entre os países da África e Ásia, a raiva é uma doença que ainda mata muitas pessoas todos os anos. Nesse caso, a doença se originou em animais como gatos e cachorros que tiveram contato com o vírus Lyssavirus. Assim, a transmissão do vírus ocorre por meio da saliva de animais contaminados. A doença pode causar sintomas como excesso de saliva, dor de cabeça, confusão mental e febre.

  • Ebola

Esse vírus que provocou uma epidemia catastrófica, principalmente em países da África, também tem contágio por meio de animais infectados. Os chimpanzés, morcegos e gorilas foram alguns dos animais pelos quais a doença chegou aos humanos.

  • HIV

Antes de chegar aos seres humanos, o HIV surgiu primeiro em uma comunidade de chimpanzés. Por isso, a comunidade científica aponta que o consumo de carne desses animais causou as primeiras infecções em humanos no século XIV. Entretanto, atualmente a transmissão ocorre por meio de relações sexuais sem proteção, além da contaminação pelo contato direto com o sangue com o vírus.

Compartilhar: