Saiba quais ações podem levar ao bloqueio do seu CPF

A Receita Federal pode bloquear o CPF de cidadãos em diversas situações.

O CPF, ou Cadastro de Pessoa Física, mantém o controle de todas as informações dos contribuintes e é aceito em todo o país. Muitas pessoas não sabem, mas é possível ter o CPF bloqueado pela Receita Federal em diversas situações diferentes. Essa ação leva a diversos prejuízos para o cidadão. Sendo assim, confira quais ações podem levar ao bloqueio do CPF e evite fazê-las.

Leia mais: Saiba qual será o primeiro estado a emitir o novo RG

Saiba o que pode levar a bloquear o seu CPF

De acordo com as informações fornecidas pela Receita Federal, irregularidades na contabilidade, bem como dados incorretos ou duplicados, estão entre os motivos que podem levar ao bloqueio do CPF. Quando o documento de uma pessoa é bloqueado, ela recebe uma lista de obrigações pendentes que afetam sua vida cotidiana.

Algumas delas incluem a impossibilidade de comprar ou vender imóveis, abrir conta em banco, emitir passaporte, fazer concurso público e muito mais. É importante notar que o bloqueio de um documento impõe uma série de restrições àqueles que apresentam inconsistências.

Ações que podem resultar no bloqueio do documento

Os dados desatualizados ou diferentes do que consta na Justiça Eleitoral podem levar ao bloqueio do CPF. Isso significa que se o nome de uma pessoa mudou como resultado de um casamento, por exemplo, os dados devem ser atualizados.

Além disso, quando a morte de um cidadão é confirmada, o CPF também é bloqueado automaticamente. Dessa forma, caso você tenha dúvidas sobre a situação do próprio CPF, é possível consultar o documento regularmente no site da Receita Federal. Basta inserir o número do documento e a data de nascimento do cidadão em questão na caixa abaixo da situação cadastral.

O site da Receita gera um documento emitido pelo Ministério da Economia. É ele que te informa se você tem alguma obrigação de CPF ou não. Por fim, o bloqueio por não declaração do Imposto de Renda é um dos mais comuns.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.