Confira 4 profissões que podem ser extintas num futuro próximo

O avanço da tecnologia vem afetando bastante algumas atividades, de forma que muitas delas podem deixar de existir.

Na história da humanidade, diversas profissões foram deixando de existir, muitas delas por conta de avanços sociais e tecnológicos. Dessa forma, não é diferente nos dias de hoje, visto que a evolução dos meios de comunicação, como a internet, pode fazer algumas atividades se tornarem extintas num futuro bem próximo.

Leia mais: Piloto de avião, a profissão que está driblando a crise do desemprego

No geral, a maioria dessas profissões serão substituídas por conta do avanço na área de robótica e inteligência artificial, que vem apresentando grandes saltos nos últimos anos. Dessa forma, cientistas buscam utilizar os computadores para realizar atividades bem sensíveis, mas que podem ter seus riscos diminuídos por conta da capacidade de cálculo e análise das máquinas.

Confira a seguir algumas profissões que podem deixar de existir no futuro.

Anestesista

Aposto que você não esperava uma profissão da área de saúde nessa lista, não é mesmo? Porém, apesar de exigir bastante responsabilidade, especialistas indicam que essa atividade corre risco de extinção nas próximas décadas. Afinal, já estão sendo desenvolvidos alguns robôs capazes de realizar essas tarefas com mais precisão.

Bibliotecário

Livros físicos vêm se tornando cada vez menos comuns. Afinal, o custo de produção, distribuição e locação pode ser bem alto, especialmente quando não há retorno do público. Por conta disso, as bibliotecas virtuais vêm ganhando espaço, especialmente com o desenvolvimento de aparelhos como o “Kindle”, que permite ter milhares de livros na palma da mão, em um único dispositivo. Assim, em pouco tempo, as bibliotecas físicas acabarão perdendo sua popularidade na sociedade.

Piloto de avião

Basicamente, em grandes voos comerciais, o piloto automático já é responsável pelo controle dos aviões na maior parte do tempo. Inclusive, os seres humanos praticamente só entram em ação durante a decolagem e o pouso. Por conta disso, algumas empresas já estão desenvolvendo modelos capazes de operar por toda a viagem, sem qualquer intervenção humana.

Recrutador de RH

Com o surgimento de Inteligências Artificiais cada vez mais avançadas, o processo de seleção das empresas será feito por máquinas e algoritmos, sem a necessidade de profissionais do RH.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More