Confira 4 dicas para ajudar as crianças a dormirem melhor

Algumas crianças possuem problemas para dormir, por isso, é possível criar uma rotina saudável para tornar esse momento mais tranquilo.

Vários estudos científicos têm demonstrado que o sono é essencial para o desenvolvimento e manutenção da saúde mental e física. Cientistas da Alemanha, descobriram que dormir consolida o que se aprende ao longo do dia, transformando informação em conhecimento ativo.

Contudo, algumas crianças apresentam sinais de dificuldade na hora de dormir. Por isso, veja neste artigo algumas dicas sobre como fazer as crianças dormirem melhor.

Leia mais: Cientistas Descobriram Que Poluição Sonora Pode Causar Danos Ao Coração; Entenda

Saiba como fazer as crianças terem uma boa qualidade de sono

Apesar dos inúmeros benefícios conhecidos, como melhor desempenho mental, memória, imunidade, regulação do peso e pressão arterial, os desafios de obter horas de sono suficientes são numerosos, principalmente para as crianças. Segundo especialistas, estabelecer uma rotina de sono desde os primeiros anos da criança traz benefícios para o resto da vida. Isso porque, estabelecer rotinas para as crianças no qual ela terá que desacelerar, traz maior segurança, pois elas sabem o que esperar.

1. Rotina

Uma rotina regular, como iniciar os preparativos para dormir no mesmo horário todas as noites, incentiva bons hábitos de sono. Assim, manter um horário para tomar banho, tomar o café da manhã e ir para a cama ajuda as crianças a entender a rotina diária e se ajustar mais facilmente.

2. Relaxamento antes de dormir

É fundamental incentivar o relaxamento para as crianças antes de ir se deitar. No caso das mais velhas, é possível incluir uma conversa tranquila sobre o dia e depois passar algum tempo sozinhas antes que as luzes se apaguem. Para as mais novas, ler uma história calma e agradável pode ajudar ela a se acalmar.

3. Horários regulares

É fundamental que a programação inclua horas de sono e de acordar. Isso ajuda a manter o relógio biológico do seu filho em um horário regular, facilitando as atividades do dia a dia, assim como a melhorar o desempenho dele durante a semana.

4. Segurança

Se seu filho tem medo de ir para a cama ou ficar no berço, você pode elogiá-lo e recompensá-lo desde que ele seja corajoso. Além disso, vale a pena evitar programas de TV, filmes e jogos de computador que são muito violentos. Se ainda assim a criança tiver medo, do escuro por exemplo, talvez seja melhor deixar alguma luz, como uma lâmpada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More