Dicas ótimas e super práticas para deixar seu coador de café sempre branquinho

Quer deixar o seu coador de café sempre branquinho? Confira aqui dicas infalíveis sobre como higienizar o filtro de café corretamente!

Para beber um café delicioso e sem resíduos como a borra, aquele pó úmido que fica no fundo da xícara e que costuma incomodar algumas pessoas, o filtro é um utensílio indispensável na hora do preparo da bebida. No entanto, ele deve ser bem esterilizado, principalmente se for de tecido. Pensando nisso, preparamos algumas dicas incríveis de como higienizar o filtro de café corretamente, para garantir que ele esteja sempre bem desinfetado e sem alteração de cor.

Como higienizar adequadamente seu coador de café?

Para os amantes de café realmente, a bebida é sagrada e deve ser consumida diariamente, seja para começar o dia com o pé direito ou para espantar aquela preguiça indesejada e até mesmo, aliviar o estresse diário.

Com isso, é praticamente impossível falar em “passar café” sem falar no utensílio que auxilia no preparo da bebida queridinha de todo brasileiro: o coador.

Para aqueles que amam fazer a bebida de forma tradicional, com certeza utilizam de um coador ou um filtro de pano. Se você faz parte desse time, sabe bem que o tecido mancha com muita facilidade, afinal, o café é bem escuro e o coador, geralmente é feito de um tecido branco.

Sendo assim, confira aqui super dicas de como deixar o coador de café sempre branquinho, mesmo se você o utiliza diariamente.

A limpeza deve ser diária

Sua assepsia deve ser feita todos os dias para que o tecido do filtro, que geralmente é branco, não fique encardido.

Claro que por conta do corante natural do café, o coador vai sofrer alterações em sua cor original. Mas com a assepsia correta e regular, você consegue evitar que ele fique com aspecto encardido.

Esclarecido isso, é preciso ter uma rotina de cuidados em relação ao utensílio após cada uso, ou seja, sempre que terminar de usá-lo, limpar da seguinte forma:

  • Após o coador esfriar, retire o máximo de borra que conseguir;
  • Em seguida, coloque o filtro de pano em uma panela com água e deixe ferver;
  • Depois, o esprema para tirar o excesso de água e leve-o para secar em local bem arejado, com bastante ventilação e acesso ao sol;
  • Por fim, quando o coador secar, mantenha-o guardado na geladeira dentro de um recipiente bem fechado para evitar a proliferação de bactérias e outros micro-organismos.

Como desamarelar o filtro de pano

Nenhum coador de café dura pra sempre, ele deve ser trocado a cada 6 ou 8 meses.

Contudo, não é por causa disso que você vai fazer um mau uso do item durante esse tempo, certo? Dessa forma, para desamarelar o coador de café de pano, você vai precisar apenas de água quente e duas colheres de bicarbonato de sódio.

Deixe o filtro de pano de molho por cerca de 5 minutos e depois o enxágue bem com água corrente para não atrapalhar no sabor do seu café quando for usar o coador novamente.

Gostou deste conteúdo sobre como higienizar o filtro de café corretamente e quer ver mais conteúdos como este? Basta clicar aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More