FGTS: saiba como descobrir se você está apto a receber
Veja uma prévia dos valores e saiba se poderá receber sua parcela.
Criado pelo Governo Federal, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um “investimento” voltado para os trabalhadores de carteira assinada, como uma garantia. Esse investimento advém do próprio trabalhador, como forma de fazê-lo obter uma reserva financeira. A distribuição referente a 2022 será feita em breve, mais precisamente em agosto. Confira se está apto a receber o seu FGTS, leia o artigo na íntegra e saiba mais!
Leia mais: É possível desistir do saque-aniversário do FGTS? Confira aqui!
Saiba tudo sobre o FGTS
Devido à falta de educação financeira nas escolas, o brasileiro não costuma saber muito sobre como guardar dinheiro, além de outras formas de organização financeira. Pensando nessa problemática, foi criado o FGTS.
O responsável pelo Fundo de Garantia é o empregador, uma vez que o mesmo deve depositar o referente à 8% do salário do seu colaborador, de forma obrigatória. Em vista disso, também é importante salientar que nenhum desconto deve ser feito no salário do trabalhador por conta desse depósito.
A cada ano, a responsável pela administração desse dinheiro, que é a Caixa Econômica Federal, distribui os lucros para os respectivos donos. No entanto, existem algumas especificações para a realização do saque:
- Compra de um imóvel (seja por consórcio ou financiamento);
- No caso de demissão sem justa causa;
- Aposentadoria;
- Acordo de rescisão;
- Contrato de trabalho temporário que finda;
- Quando o patrão morre ou a empresa fecha as portas;
- Pessoas com 70 anos ou mais;
- Estar sem emprego há três meses ou mais;
- No caso de doenças graves (como câncer ou Aids) ou doença terminal do trabalhador e/ou seus dependentes;
- Falecimento do trabalhador;
- Em caso de desastres naturais que resultam em prejuízos ao trabalhador;
- Quando não há nenhum tipo de depósito na conta do trabalhador durante três anos seguidos.
Os valores exatos do FGTS ainda não foram divulgados, mas é possível realizar o cálculo com base nos lucros obtidos em 2020. Assim, a média de valores está entre R$ 37,26 e R$ 1.863,00.
Comentários estão fechados.