Seja uma pessoa mais empática e aprenda 4 hábitos que vão te ajudar
Confira as características principais que indicam um alto nível de empatia.
A empatia é uma das emoções mais nobres no coração de qualquer indivíduo ao considerar uma vida em sociedade. Os seres humanos são animais sociais e todos têm a capacidade de desenvolver empatia. É uma habilidade que, como qualquer outra, pode ser cultivada através de um esforço consciente, se você quiser. Por isso, confira agora como desenvolver essa habilidade e ser uma pessoa mais empática.
Leia mais: Dinâmica sobre empatia: Como se colocar no lugar do outro
O que é a empatia?
O significado de empatia pode ser traduzido como a capacidade de se colocar no lugar do outro. Portanto, deve ser possível simular os sentimentos dos demais na nossa própria existência. Dessa forma, emoções positivas são despertadas e um senso de comunidade é fomentado.
Dê uma olhada em alguns traços comuns que todas as pessoas empáticas compartilham e ajudam o cérebro a trabalhar de maneira positiva. A partir de agora, exercitando cada um dos hábitos descritos a seguir, é possível começar a despertar a empatia.
Curiosidade sobre outras pessoas
Uma característica da empatia é o interesse pelos sentimentos do outro. Afinal, se a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do próximo, então naturalmente desperta a curiosidade sobre como eles se sentem.
Se abra para a escuta e aos verdadeiros sentimentos
Seja um amigo com problemas ou um familiar ferido por uma ação, pessoas altamente empáticas sempre ouvem atentamente o que a outra tem a dizer, fazendo o melhor para entender suas necessidades e estado emocional.
Mesmo estando aberto a escutar, ouvir pode não ser suficiente. Às vezes, ser vulnerável torna-se indispensável. Por isso, se permita ser quem você é, retire qualquer máscara e expresse sentimentos à pessoa que está precisando, pois assim pode gerar um forte vínculo empático.
Elimine os preconceitos
A empatia não combina com o preconceito, então, as pessoas empáticas tendem a eliminá-lo. O terreno comum é mais forte e supera os preconceitos ruins de qualquer um.
Peça feedback
Esse ponto é muito importante, por isso, busque sempre um feedback da família, amigos e colegas sobre suas habilidades interpessoais (como ouvir). Depois, vá checando com essas pessoas se você está melhorando.
Comentários estão fechados.