Confira as datas de inscrição para os programas do Ministério da Educação
Os principais programas do MEC para o ingresso em universidades já estão com as datas definidas. Veja mais!
Os estudantes interessados nas vagas para cursar o ensino superior devem ficar atentos, afinal, os programas do Ministério da Educação (MEC) para o ingresso em universidades já estão com as datas definidas e divulgadas. Acompanhe a leitura para conferir o calendário dos programas do MEC em 2022.
Leia mais: Auxílio Brasil beneficiará 17,5 milhões em breve! Confira as datas
Calendário oficial
O MEC publicou na última terça-feira (18) o calendário oficial de abertura das inscrições para os programas Universidade Para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições do Sisu e do Prouni, de acordo com o órgão responsável, irão começar em fevereiro e as do Fies, em março. Confira as datas:
- Sisu: Inscrições de 15 a 18/02
- Prouni: Inscrições de 22 a 25/02
- Fies: Inscrições de 08 a 11/03
Os programas do MEC oferecem vagas para universidades públicas e privadas ou financiamento de vagas em instituições privadas. O Prouni disponibiliza bolsas de estudo, de forma integral ou parcial (50%), em instituições particulares de ensino superior.
Já o Fies oferece financiamento aos estudantes que cursam graduação, também em faculdades particulares, com avaliação positiva pelo MEC. Por fim, o Sisu é o programa que garante o acesso dos estudantes às vagas de instituições públicas de ensino superior.
Como se inscrever?
As inscrições são feitas, exclusivamente, pela internet, de forma gratuita e utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O critério de classificação nos programas do MEC é, justamente, a nota que o aluno tirou na edição mais atual do Enem. Podem concorrer às vagas do Fies aqueles que já fizeram qualquer uma das provas do Enem a partir de 2010.
O secretário-executivo do MEC, Victor Godoy, confirmou o calendário e declarou, em um vídeo publicado no Twitter do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que vai aumentar no número de vagas nas universidades em todo o país.
Além disso, Godoy afirmou que 110.925 vagas serão ofertadas pelo Fies, porém as oferecidas pelo Sisu e Prouni ainda não foram divulgadas, assim como os editais de cada um, que devem ser publicados em breve no Diário Oficial da União (DOU).
Comentários estão fechados.