Confira as datas de inscrição para os programas do Ministério da Educação

Os principais programas do MEC para o ingresso em universidades já estão com as datas definidas. Veja mais!

Os estudantes interessados nas vagas para cursar o ensino superior devem ficar atentos, afinal, os programas do Ministério da Educação (MEC) para o ingresso em universidades já estão com as datas definidas e divulgadas. Acompanhe a leitura para conferir o calendário dos programas do MEC em 2022.

Leia mais: Auxílio Brasil beneficiará 17,5 milhões em breve! Confira as datas

Calendário oficial

O MEC publicou na última terça-feira (18) o calendário oficial de abertura das inscrições para os programas Universidade Para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições do Sisu e do Prouni, de acordo com o órgão responsável, irão começar em fevereiro e as do Fies, em março. Confira as datas:

  • Sisu: Inscrições de 15 a 18/02
  • Prouni: Inscrições de 22 a 25/02
  • Fies: Inscrições de 08 a 11/03

Os programas do MEC oferecem vagas para universidades públicas e privadas ou financiamento de vagas em instituições privadas. O Prouni disponibiliza bolsas de estudo, de forma integral ou parcial (50%), em instituições particulares de ensino superior.

Já o Fies oferece financiamento aos estudantes que cursam graduação, também em faculdades particulares, com avaliação positiva pelo MEC. Por fim, o Sisu é o programa que garante o acesso dos estudantes às vagas de instituições públicas de ensino superior.

Como se inscrever?

As inscrições são feitas, exclusivamente, pela internet, de forma gratuita e utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O critério de classificação nos programas do MEC é, justamente, a nota que o aluno tirou na edição mais atual do Enem. Podem concorrer às vagas do Fies aqueles que já fizeram qualquer uma das provas do Enem a partir de 2010.

O secretário-executivo do MEC, Victor Godoy, confirmou o calendário e declarou, em um vídeo publicado no Twitter do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que vai aumentar no número de vagas nas universidades em todo o país.

Além disso, Godoy afirmou que 110.925 vagas serão ofertadas pelo Fies, porém as oferecidas pelo Sisu e Prouni ainda não foram divulgadas, assim como os editais de cada um, que devem ser publicados em breve no Diário Oficial da União (DOU).

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More