Confira o que pode ocasionar a suspensão da sua aposentadoria

O INSS possui diversos mecanismos para identificar irregularidades e fraudes nos pagamentos. Saiba os principais motivos que causam a suspensão da aposentadoria.

O Brasil possui uma base muito grande de aposentados e pensionistas. Por isso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conta com diversos mecanismos para realizar fiscalizações e tentar identificar irregularidades e fraudes nos pagamentos.

Leia mais: INSS precisa adotar medidas após acusação de pagar benefícios a falecidos

Assim, para evitar que você tenha sua aposentadoria suspensa ou até mesmo cancelada pelo órgão responsável, é necessário se atentar a alguns pontos que podem acabar ocasionando este corte dos repasses mensais. Veja abaixo alguns dos motivos que levam à suspensão do benefício.

Inutilização da conta bancária

O INSS realiza mês a mês o depósito dos valores das aposentadorias, e usa a movimentação do dinheiro como uma maneira de identificar se o segurado ainda está vivo. Nestes casos, deixar de realizar saques por mais de dois meses ou acabar não transferindo o valor para outras contas pode se tornar um motivo para a suspensão do pagamento.

Prova de vida

Até começar a pandemia da COVID-19, a prova de vida dos segurados era realizada presencialmente, ponto que acabava gerando uma certa resistência por parte dos mais idosos e pessoas com dificuldades de se locomover. Sem a prova de vida, o benefício é cancelado até a regularização da situação.

Atualmente, o procedimento é feito realizando o cruzamento de informações da manutenção da aposentadoria, como movimentação da conta bancária ou utilização da carteirinha do SUS, por exemplo. A prova de vida também pode ser feita de forma digital pelo gov.br, por meio de reconhecimento facial.

Prisão

Por fim, as pessoas que recebem o benefício da aposentaria e estão presas terão seus benefícios suspensos no período em que estiverem fora do convívio da sociedade. A regra está mencionada no Decreto 10410/2020, e os pagamentos retornam no momento em que a pessoa tiver sua liberdade decretada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More