Chá de buchinha-do-norte: saiba seus riscos e benefícios
Essa planta é encontrada facilmente no Brasil e pode fornecer vários benefícios para a saúde. Saiba mais!
Também conhecida no Brasil como buchinha paulista, cabacinha, purga e abobrinha do norte, a buchinha-do-norte é uma ótima planta, mas é preciso ter cuidado, pois ela é uma planta venenosa e pode ser perigosa se consumida em excesso. Ou seja, ela precisa ser consumida com cuidado, sendo indicada apenas a inalação do chá. Acompanhe a leitura para saber quais são os benefícios e malefícios do chá de buchinha-do-norte.
Leia mais: São descobertos novos benefícios do chá verde para a saúde
Para que serve a buchinha-do-norte?
O principal uso da buchinha-do-norte é para tratar a sinusite bacteriana, já que possui propriedades antissépticas e expectorantes. Dessa forma, ela ajuda a promover a eliminação das bactérias causadoras de infecções e facilita a liberação de muco.
Além disso, foi relatado que a buchinha-do-norte possui propriedades anti-herpes, adstringente, diurética, anti-helmíntica e emética. Com isso, esta planta também poderia ser usada para auxiliar em outros tipos de tratamentos.
No entanto, apesar de ser amplamente utilizada para ajudar no tratamento de sinusite e rinite, são necessárias mais pesquisas para demonstrar seus efeitos em humanos, pois a maioria deles foi realizada em camundongos. Por isso, sempre consulte um médico antes de fazer uso desta planta.
A buchinha-do-norte e os seus efeitos adversos
Sabendo da alta toxicidade da buchinha-do-norte, é importante saber quais efeitos uma overdose pode ter no organismo. Portanto, é correto dizer que o principal efeito colateral desta planta é o sangramento que ela causa.
Assim, reações como hemorragias nasais podem ser comuns e podem se intensificar à medida em que a dose é aumentada. Como resultado, também podem ocorrer alterações no olfato da pessoa, bem como irritação e até morte do tecido nasal.
Portanto, a dosagem e o uso adequados desta planta são cruciais. Além disso, as propriedades abortivas provocam contrações uterinas, cuja intensidade varia de acordo com a dose administrada.
Prepare o chá de buchinha-do-norte
Separe todos os ingredientes necessários e confira o modo de preparo para esse chá:
Ingredientes
- 1 buchinha-do-norte (seca);
- 250ml de água.
Modo de preparo
- Primeiro, pegue uma panela, coloque água e descasque a buchinha-do-norte;
- Em seguida, leve ao fogo e deixe ferver;
- Depois que borbulhar, desligue e apenas inale o vapor do chá, sem engolir.
Comentários estão fechados.