Os malefícios de tomar chá de estômago vazio pela manhã

As consequências vão desde possíveis dores no estômago até tonturas e taquicardia, saiba o porquê.

Os chás fazem parte da cultura popular, principalmente por conta de seus diversos benefícios à saúde do corpo. Entretanto, diversas pesquisas indicam que tomar chá em jejum faz mal, visto que isso pode gerar aumento da acidez do estômago e outras consequências negativas. Neste artigo falamos mais a respeito disso, portanto, não deixe de conferir o conteúdo na íntegra! Boa leitura!

Leia Mais: Sensibilidade à Cafeína: Quais os sintomas e como tratar.

Motivos para não tomar chá em jejum

Embora seja possível encontrar diversas receitas na internet que apontem para o consumo de chá em jejum, essa não é uma recomendação médica. Na maioria das vezes, afirma-se que algumas opções, como o chá de hibisco ou canela, pela manhã podem resultar em emagrecimento.

Apesar disso, essas bebidas podem trazer inúmeros benefícios, inclusive o emagrecimento, em qualquer outra hora do dia. Porém, o consumo do chá em jejum pode trazer consequências ruins para o corpo, como as seguintes:

  • Tonturas e taquicardia

Assim como o café, muitos chás também possuem quantidades significativas de cafeína, que é uma substância responsável por estimular a atividade neural. Entretanto, também existem consequências negativas, entre elas as tonturas e taquicardia. Inclusive, o risco desses sintomas aumenta quando se toma os chás pela manhã.

  • Causa insônia

Existem chás que estimulam o sono, assim como os que causam insônia. Em ambos os casos, tomar chá em jejum consegue confundir a produção de neurotransmissores, de modo que os horários de descanso e vigília mudam.

  • Aumento de acidez no estômago

Também por conta da cafeína, alguns chás são ricos em ácido e quando em contato com o estômago vazio estimulam ainda mais a acidez. Como consequência, é possível sentir problemas como azia e queimação.

  • Aumento de gases

Por fim, precisamos falar sobre o aumento de gases estomacais e intestinais como consequência do chá em jejum. Afinal, quando o chá quente entra em contato com o estômago vazio existe uma expansão do mesmo para acomodar comida. Consequentemente, há um aumento significativo na quantidade gases.

Diante desses problemas, a recomendação médica é fazer o consumo de chá sempre que necessário, porém em outros horários e sempre com a barriga cheia. Por exemplo, chás de camomila são ótimos para tomar a noite. Já o de hortelã ajuda a digestão e por isso é bom para tomar depois do almoço.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More