Menopausa: Saiba quais alimentos devem ser evitados durante essa fase
Fique por dentro dos alimentos que não devem ser consumidos nesse período.
A menopausa é um período que acontece, normalmente, entre os 45 a 55 anos. No entanto, esta não é uma regra e pode acontecer de iniciar antes, ou até mesmo tardiamente. Ela marca o fim da fase reprodutiva da vida da mulher e por isso, é muito importante e deve ser observada por médicos. Além disso, ocorrem também alguns sintomas característicos nessa fase. Para propiciar uma transição suave para o seu corpo, nesse período, é importante manter uma alimentação balanceada. Para saber quais alimentos evitar durante a menopausa, confira o artigo na íntegra!
Leia mais: Menopausa precoce: conheça os sintomas e possíveis causas.
A importância de seguir uma dieta balanceada na menopausa
Manter uma alimentação saudável é importante para a vida toda. Porém, especialmente para as mulheres, durante essa fase, manter sua dieta regrada pode contribuir para que seus sintomas sejam cada vez mais leves.
Isso ocorre pois existem alguns alimentos que são considerados inflamatórios. Esses podem contribuir ainda mais para intensificar os sintomas desagradáveis nesse período.
O que é a menopausa?
Como dito anteriormente, a menopausa é o nome dado à última menstruação. Ela significa que seu estoque de óvulos esgotou, portanto, marcando o fim da vida reprodutiva desta mulher.
A menopausa costuma vir acompanhada de muitos sintomas, como, por exemplo, a TPM acentuada e prolongada, assim como sensação de inchaço em todo o corpo, alterações de humor frequentes, além de muito calor também. A maior consequência dessa fase é a perda da capacidade de produzir um importante hormônio feminino: o estrogênio.
Qual alimentação é importante manter nessa fase?
É importante que as mulheres que tenham chegado a essa fase passem a incluir na sua dieta alimentos como grãos integrais, frutas e vegetais frescos, e principalmente proteínas magras. Além disso, é fundamental evitar alimentos com muito açúcar e gorduras, visto que esses são considerados inflamatórios para o corpo, podendo consequentemente aumentar os sintomas já recorrentes.
Comentários estão fechados.