A,B,C,D e E: Saiba diferenciar as classificações da CHN brasileira

As classificações da CNH são utilizadas para determinados tipos de veículos. Entenda cada categoria neste artigo.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório para conduzir qualquer tipo de veículo automotor no Brasil, seja carro, ônibus ou moto. Assim, é de suma importância possuir o documento nacional. Nesse sentido, saber diferenciar as classificações de cada categoria também é fundamental. Leia esse texto e saiba como diferenciar as cinco categorias da CNH.

Leia também: Autoescola pode deixar de ser obrigatória para obter CNH

Por que é feita a divisão em categorias?

Se você está prestes a tirar a primeira habilitação e já almeja seguir alguma carreira que envolva veículos, é preciso conhecer as categorias. Elas são divididas em A, B, C, D e E, de acordo com alguns critérios estabelecidos pelo órgão de trânsito. Entenda cada uma delas.

As categorias de habilitação

  • Categoria A

Só permite ao condutor dirigir veículos de duas a três rodas, independentemente das cilindradas. São eles: motos, motonetas, triciclos e ciclomotores. As mobylettes também estão incluídas nessa categoria, mas neste caso em especial, apenas uma autorização para conduzir ciclomotores basta.

  • Categoria B

Nesta categoria, o condutor é habilitado para dirigir veículos de até quatro rodas, que não ultrapassem o peso de 3.500 quilos e cujo número máximo de pessoas conduzidas seja até 8.

  • Categoria C

Esta é direcionada para veículos de carga, como os caminhões. Os veículos dessa categoria devem ser superiores a 3.500 quilos e inferiores a 6.000 quilos, incluindo a carroceria.

  • Categoria D

A categoria D inclui os veículos para transportes de passageiros como os ônibus, vans e micro-ônibus. O interessante desse segmento é que somente pessoas acima de 21 anos podem tirar a carteira nessa categoria. Assim, antes de obtê-la, é necessário ter possuído CNH na categoria B há dois anos ou C há um ano e não ter cometido infração grave, gravíssima ou mais de uma infração média no período de 12 meses.

  • Categoria E

A última categoria é composta por todos os veículos anteriores. Além disso, ela possibilita ao condutor dirigir veículos acima de 6.000 quilos. Alguns exemplos são aqueles que possuem uma unidade acoplada, como reboque, semirreboque ou trailer.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.