Saiba quais são considerados os alimentos mais saudáveis

Você se preocupa com sua saúde e alimentação? Se sim, confira aqui quais são os alimentos mais saudáveis para o nosso organismo.

Muitas pessoas acham que alimentos benéficos para o nosso organismo são aqueles com baixas calorias, pouca gordura e açúcares. Logo, pensam em uma fruta, vegetal ou legumes. No entanto, não há consenso entre os nutricionistas sobre quais são os alimentos mais saudáveis para nosso organismo.

Essa falta de consenso se dá porque não existe apenas um ingrediente capaz de fornecer todos os nutrientes, vitaminas e sais minerais que o nosso organismo necessita. Porém, eles consideram algumas opções que fazem muito bem quando inseridas na nossa alimentação:

  • Abacate

Em primeiro lugar na nossa lista temos o abacate, que poderia ser considerado um dos melhores alimentos, pois é rico em vitaminas, minerais e bioativos.

Ele é rico em vitamina C, que ajuda na imunidade e aumenta a produção de leucócitos e anticorpos, as células de defesa do nosso organismo. Além disso, é fonte de vitamina E, K, A e B6.

O abacate é fonte de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas (como o ômega 3). Portanto, ele tem função antioxidante, combatendo os radicais livres pelo corpo, e ajuda a diminuir o colesterol.

Ademais, por ser rico em potássio e magnésio, é uma ótima opção para consumir antes de treinar e praticar exercícios físicos.

  • Ovo

O ovo também é um ingrediente chave para nossa saúde, pois ele é muito proteico, além de ser uma ótima fonte de energia.

Ele é fonte de vitamina E, A e do complexo B, bem como zinco, cálcio e selênio. Dessa forma, o ovo apresenta alguns benefícios como:

  • Ajuda no sistema imunológico;
  • Tem ação antioxidante;
  • Diminui o colesterol;
  • Melhora a absorção de colágeno pela pele.

A parte boa é que esse alimento já faz parte do cardápio do brasileiro, sendo amplamente consumido em vários pratos. Ele pode ser preparado para qualquer uma das três refeições diárias.

  • Leite materno

Por fim, temos o leite materno, que poderia ser classificado como o alimento mais completo em todo o mundo.

Ele é rico em vitamina C, B6, D e B12, que são essenciais para o desenvolvimento do recém-nascido. Também é fonte de cálcio, magnésio e ferro, além de ter proteínas, carboidratos, fibras e gorduras.

No entanto, esse alimento só serve para os pequenos até os 6 meses, afinal, depois desse período o organismo passa a ter mais necessidades e que somente o leite não é capaz de suprir.

Gostou desse conteúdo? Leia mais clicando aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More