Conheça os benefícios do feijão, esse alimento que é a cara do Brasil!
Sendo ingrediente de diversas receitas típicas de nosso país, o feijão guarda diversas vitaminas e nutrientes. Confira!
O feijão é a cara do brasileiro. Isso se dá porque ele está presente na alimentação da maioria das pessoas em nosso país. Pode haver aqueles que não gostam, mas esse alimento está presente em diversas receitas tradicionais.
Preto, branco, fradinho, carioca. Existem vários tipos por aí, mas você sabia que eles guardam variados nutrientes e vitaminas? Portanto, acompanhe a leitura e confira agora e confira quais são os benefícios do feijão!
Qual a origem do feijão?
Apesar de ser comum para o paladar de muitos aqui no Brasil, o feijão também é bastante apreciado na culinária asiática. O bolinho de feijão é um prato típico de diversos países asiáticos. Em alguns países, como o Japão, costumam consumir o feijão, preparado de formas diferentes das que estamos acostumados a ver.
De acordo com arqueólogos, o feijão teve sua origem há cerca de 10.000 a.C. na América do Sul, mais especificamente no Peru.
Com o passar do tempo, foi sendo exportado para a América do Norte, de onde migrou para outras partes do planeta. Desde então, outras espécies do grão foram sendo selecionadas, resultando nas que conhecemos hoje.
Quais os benefícios do feijão?
Fazendo parte da família fabaceae, o feijão possui nutrientes e vitaminas essenciais que ajudam no bom funcionamento do organismo humano. Dessa forma, ele guarda uma riqueza imensa de proteínas, cálcio, ferro, carboidratos e fibras, bem como as vitaminas do complexo B.
É importante lembrar que a típica combinação brasileira de arroz com feijão detém de aminoácidos que são fundamentais para o nosso organismo, o que mantém o bom funcionamento corporal. E por concentrar uma alta quantidade de fibras e proteínas, o seu consumo gera uma sensação de saciedade. E isso é fundamental no equilíbrio da ingestão de alimentos que, consequentemente, auxilia na perda de peso.
Segundo estudos feitos com o grão do feijão, sabe-se que ele reduz o colesterol ruim e evita doenças cardiovasculares. Bem como, seu baixo teor glicêmico combate a diabetes.
Com isso, seu consumo pode auxiliar na redução das emissões de gases do efeito estufa. Isso porque, diferentemente dos alimentos de origem animal, o feijão produz uma quantidade bem menor. Fazendo com que ele seja considerado um alimento climate friendly.
Gostou deste conteúdo e gostaria de ver mais conteúdos como este? Basta clicar aqui!
Comentários estão fechados.