Ferro

O ferro é o elemento mais abundante da Terra sendo o núcleo da Terra composto em sua maioria por uma liga de ferro-níquel.

0

O ferro (símbolo químico Fe, número atômico 26) é o primeiro elemento na oitava coluna da tabela periódica. É classificado como um metal de transição sendo que os átomos de ferro têm 26 elétrons e 26 prótons com 30 nêutrons que ocorrem no isótopo mais abundante. É o sexto elemento mais abundante no universo.

Tabela Periódica - Ferro

Características

Na sua forma pura, o ferro é um metal bastante macio e de cor acinzentada. É muito reativo e facilmente enferruja, além de ser maleável e um excelente condutor de eletricidade e calor. O ferro é o mais naturalmente magnético dos elementos.

Outros elementos naturalmente magnéticos incluem o cobalto e o níquel. O ferro torna-se significativamente mais duro quando ligado a outros elementos, como o carbono. O ferro pode ser encontrado em quatro formas alotrópicas sendo que a forma mais estável de ferro em temperaturas normais é o ferro alfa, que é comumente conhecido como ferrita.

Onde o ferro é encontrado na Terra?

O ferro é o elemento mais abundante da Terra. O núcleo da Terra é maioritariamente constituído por uma liga de ferro-níquel. O ferro também representa cerca de 5% da crosta terrestre, onde é o quarto elemento mais abundante.

Como o ferro se oxida quando entra em contato com o ar, a maior parte do ferro encontrado na superfície da Terra está nos minerais de óxido de ferro, como hematita e magnetita.

O ferro também é encontrado em meteoritos que às vezes podem conter uma grande porcentagem de ferro.

Para que serve

O ferro é usado mais do que qualquer outro metal para produzir ligas metálicas. As ligas de ferro mais importantes incluem ferro fundido, ferro-gusa, ferro forjado e aço. Existem várias ligas de aço, mas todas contêm ferro como metal principal.

O carbono é um dos principais elementos de liga misturados ao ferro para produzir aço. Outros elementos comuns no aço incluem manganês, fósforo, enxofre e silício.

O aço do ferro é barato e muito forte. Ele é usado na produção de todos os tipos de itens, incluindo carros, navios, edifícios e ferramentas. O aço inoxidável é usado em eletrodomésticos, panelas, instrumentos cirúrgicos e equipamentos industriais.

O ferro também desempenha um papel importante na biologia. É importante nas plantas para a fotossíntese. No corpo humano, o ferro é um dos principais componentes do sangue, que transporta oxigênio para todo o corpo a partir dos pulmões.

Descoberta

O ferro tem sido usado por pessoas desde os tempos antigos. O ferro fundido foi usado pela primeira vez na antiga Mesopotâmia e no antigo Egito. O ferro começou a substituir o bronze durante a Idade do Ferro, que começou por volta de 1200 a.C. O Ferro recebeu o nome de um termo em latim, assim como o símbolo Fe, que vem da palavra “ferrum”.

Dados

Massa atômica – 55,845(2) u
Configuração eletrônica – [Ar] 3d6 4s²
Elétrons – 2, 8, 14, 2
Estado da matéria – sólido
Ponto de fusão – 1811 K
Ponto de ebulição – 3134 K
Entalpia de fusão – 13,8 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 349,6 kJ/mol

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.