Os principais problemas causados pelo consumo constante do refrigerante
O consumo recorrente dessa bebida pode causar muitos problemas à saúde.
Uma bebida que há muito faz parte da cultura global é o refrigerante, e poucas são as pessoas que não a apreciam. Em alguns casos, o refrigerante não só faz parte das nossas vidas como também da nossa rotina, sendo consumido todos os dias. No entanto, apesar de doce, inúmeros estudos mostraram o quanto a bebida pode ser prejudicial à saúde a longo prazo.
Por isso, confira neste artigo alguns problemas de saúde causados pelo consumo constante de refrigerante.
Leia mais: Alimentação para controlar possíveis danos cardiovasculares
Conheça os principais malefícios causados pelo consumo de refrigerante
Antes de começarmos nossa lista, vale ressaltar que a maioria desses malefícios é provocada no caso de consumo excessivo do refrigerante, assim como também pode ser influenciada pela predisposição genética para o desenvolvimento de certas doenças. Assim, confira a seguir alguns efeitos do consumo excessivo dessa bebida.
1. Problemas dentários
Tanto o excesso de açúcar da bebida quanto os componentes químicos que a tornam ácida danificam o esmalte dos dentes, tornando-os mais quebradiços e aumentando a probabilidade de desenvolvimento de cáries.
2. Obesidade
Um excesso de bebidas com cafeína torna o corpo mais suscetível à inflamação. Outra questão está ligada à obesidade, que é uma doença causada, principalmente, pelo consumo excessivo de açúcares e alimentos calóricos no corpo.
3. Resistência insulínica
Um hormônio chamado insulina é responsável por transportar a glicose restante do sangue para o núcleo das células. O diabetes é assim causado quando os níveis de insulina caem, fazendo com que a glicose permaneça ligada ao sangue. Nesse sentido, o excesso de refrigerantes pode aumentar a propensão a esse déficit.
4. Gordura no fígado
Os ingredientes do refrigerante são feitos de sacarose e xarope de milho, ambos ricos em frutose. Para ser mais claro, todo o açúcar que consumimos deve chegar ao nosso estômago para ser decomposto. No entanto, quando muito açúcar é consumido, o estômago fica sobrecarregado e não consegue metabolizar adequadamente os açúcares, sobrecarregando o órgão responsável por transformar todo o açúcar extra em gordura.
Esse efeito causa um acúmulo de gordura no órgão, que pode gerar várias doenças.
Comentários estão fechados.