Os principais problemas causados pelo consumo constante do refrigerante

O consumo recorrente dessa bebida pode causar muitos problemas à saúde.

Uma bebida que há muito faz parte da cultura global é o refrigerante, e poucas são as pessoas que não a apreciam. Em alguns casos, o refrigerante não só faz parte das nossas vidas como também da nossa rotina, sendo consumido todos os dias. No entanto, apesar de doce, inúmeros estudos mostraram o quanto a bebida pode ser prejudicial à saúde a longo prazo.

Por isso, confira neste artigo alguns problemas de saúde causados pelo consumo constante de refrigerante.

Leia mais: Alimentação para controlar possíveis danos cardiovasculares

Conheça os principais malefícios causados pelo consumo de refrigerante

Antes de começarmos nossa lista, vale ressaltar que a maioria desses malefícios é provocada no caso de consumo excessivo do refrigerante, assim como também pode ser influenciada pela predisposição genética para o desenvolvimento de certas doenças. Assim, confira a seguir alguns efeitos do consumo excessivo dessa bebida.

1. Problemas dentários

Tanto o excesso de açúcar da bebida quanto os componentes químicos que a tornam ácida danificam o esmalte dos dentes, tornando-os mais quebradiços e aumentando a probabilidade de desenvolvimento de cáries.

2. Obesidade

Um excesso de bebidas com cafeína torna o corpo mais suscetível à inflamação. Outra questão está ligada à obesidade, que é uma doença causada, principalmente, pelo consumo excessivo de açúcares e alimentos calóricos no corpo.

3. Resistência insulínica

Um hormônio chamado insulina é responsável por transportar a glicose restante do sangue para o núcleo das células. O diabetes é assim causado quando os níveis de insulina caem, fazendo com que a glicose permaneça ligada ao sangue. Nesse sentido, o excesso de refrigerantes pode aumentar a propensão a esse déficit.

4. Gordura no fígado

Os ingredientes do refrigerante são feitos de sacarose e xarope de milho, ambos ricos em frutose. Para ser mais claro, todo o açúcar que consumimos deve chegar ao nosso estômago para ser decomposto. No entanto, quando muito açúcar é consumido, o estômago fica sobrecarregado e não consegue metabolizar adequadamente os açúcares, sobrecarregando o órgão responsável por transformar todo o açúcar extra em gordura.

Esse efeito causa um acúmulo de gordura no órgão, que pode gerar várias doenças.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More