Veja as dicas da ciência para escolher o som de despertador perfeito
Pesquisadores encontraram a frequência e batida perfeita para servir de alarme.
Levantar pela manhã é uma tarefa quase impossível para muita gente. Por conta disso, relógios despertadores se tornaram grandes aliados para essas pessoas que não conseguem acordar cedo. Porém, mesmo com essa ferramenta, despertar ainda pode ser muito trabalhoso para alguns. Felizmente, a ciência foi capaz de definir o som de despertador perfeito.
Leia mais: Estudar música ajuda realizar tarefas cognitivas complexas, diz estudo
Como os cientistas chegaram a essa solução?
Basicamente, os pesquisadores chegaram a essa conclusão através da análise de diversas frequências e batidas sonoras. Dessa forma, foram capazes de identificar o som mais eficaz para estimular o estado de alerta. Isso porque esses alarmes atingem áreas muito importantes do cérebro, como o córtex pré-frontal. Portanto, apesar dessa região demorar um pouco mais para despertar normalmente, pode ter esse processo acelerado quando utilizada a frequência e batida ideal.
Além disso, a eficácia do alarme também depende de outros fatores, como a idade dos indivíduos. Jovens entre 18 e 25 anos, por exemplo, necessitam de sons mais altos para acordar, enquanto pessoas mais velhas precisam de sons mais baixos. Inclusive, mulheres grávidas acordam mais facilmente com sons agudos, visto que estão muito sensíveis ao choro dos bebês.
Quais os melhores alarmes?
Para quem busca o melhor alarme, usuários de iPhone podem ficar felizes (ou não). Segundo uma pesquisa feita por cientistas australianos, tons com frequência de 500 Hz são muito melhores para deixar as pessoas alertas. Felizmente, essa é justamente a frequência do alarme padrão dos aparelhos da Apple.
Inclusive, os toques de alarme que possuem uma melodia “cantável” aparecem como uma excelente opção para despertar as pessoas. Por conta disso, algumas canções famosas, como Viva La Vida, de Coldplay ou ABC, dos Jackson 5, são ótimas para acordar após uma noite de sono. Porém, é bem provável que você passe a odiá-las após algum tempo. Caso o alarme possua 100 a 120 batidas por minuto, ele pode ser ainda mais eficaz.
Comentários estão fechados.