Estudar música ajuda realizar tarefas cognitivas complexas, diz estudo

Um estudo recente confirmou que o estudo da música faz com que o cérebro tenha uma maior conectividade funcional.

Você já deve ter ouvido falar, ou mesmo vivido na prática, os benefícios que o ato de estudar música pode trazer para o cérebro. As vantagens do aprendizado de algum instrumento musical se acentuam ainda mais quando isso é feito logo na infância. Muitas vezes, o estudo na área musical traz melhorias no desempenho em outras áreas, não relacionadas à música.

Leia também: 12 Dinâmicas para trabalhar valores morais e éticos

Um estudo recente confirmou que o estudo da música faz com que o cérebro tenha uma maior conectividade funcional. A pesquisa foi realizada por neurologistas das universidades de Zurique, na Suíça, e Stanford, nos Estados Unidos. O resultado foi publicado no periódico científico Journal of Neuroscience em janeiro deste ano.

Essa maior conectividade foi observada em dois grupos:

  • pessoas com ouvido absoluto (ou seja, que têm a habilidade de identificar notas pelos sons);
  • e pessoas que realizaram treinamentos musicais no geral.

Diversas celebridades são reconhecidas por terem o chamado ouvido absoluto. São elas: Mozart, Pavarotti, Tchaikovsky, Jimi Hendrix e Mariah Carey.

Como foi realizado o estudo

Os neurologistas analisaram 153 participantes do sexo feminino e masculino. Dentre eles,  52 eram músicos com ouvido absoluto, 51 deles sem ouvido absoluto e 50 deles não eram músicos.

“Crucialmente, a maioria dos efeitos era replicável em músicos com e sem ouvido absoluto, o que não aconteceu em comparação a não músicos”, escrevem os pesquisadores no artigo publicado.

“No entanto, não encontramos evidências de um efeito [específico] do ouvido absoluto na conectividade funcional ou estrutural em nossos dados: ambos os grupos de músicos mostraram redes surpreendentemente semelhantes em todas as análises”, concluem. Os neurologistas ainda confirmaram que os benefícios são maiores quando o aprendizado musical é feito em idade mais jovem.

Benefícios do aprendizado musical

Para além do estudo dos neurologistas, já se tem evidências que estudar algum instrumento musical traz benefícios para a mente. Estudar música ajuda a melhorar:

  • Memória;
  • Concentração;
  • Trabalho em equipe;
  • Coordenação motora;
  • Timidez.

Além disso, estudar algo na área musical pode ajudar a reduzir os níveis de estresse, depressão e ansiedade, problemas que se agravaram durante a pandemia da covid-19.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More