Efeitos colaterais do chá: razões para não beber demais

Tudo em excesso faz mal, inclusive os chás.

O consumo de chá tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas. Por acreditar nos seus efeitos medicinais, elas têm optado por trocar o café pelo chá acreditando ser mais saudável. Todavia, assim como o café em excesso pode fazer mal à saúde, o mesmo acontece com o chá. Com isso, é importante tomar cuidado na hora de consumir qualquer bebida devido à quantidade dos seus componentes. Leia o artigo e saiba mais!

Leia mais: Chá de tília: conheça todos os benefícios que essa planta tem a oferecer

Os efeitos do chá para o organismo

O que as pessoas mais temem no consumo do café é a cafeína, que é responsável por causar aumento dos batimentos cardíacos e falta de sono. Contudo, o que em geral não se sabe é que todo chá possui um composto chamado teína. Ele é muito semelhante ao encontrado no café e pode ter efeitos parecidos. Por isso, pessoas sensíveis a esse composto precisam controlar o consumo de chás.

Dentre os efeitos negativos devido ao consumo em excesso temos também as palpitações e problemas digestivos. Ademais, a absorção de ferro pelo corpo também pode ser prejudicada por causa dos taninos presentes nas folhas que preparam chás.

Pesquisadores também mostraram que o consumo desregrado de chá também pode causar danos ao fígado. Segundo eles, pessoas que tomaram chá em excesso apresentaram maiores quantidades de flúor nesse órgão.

Como consumir chás?

O que pode causar prejuízo não é o consumo do chá em si, mas o modo como ele é consumido. Por isso, é importante ter bastante cuidado, mas não evitá-los, porque eles ainda assim, quando consumidos da maneira correta, fazem bem à saúde.

Desse modo, busque variar nos sabores consumidos diariamente e opte por preparar chás com folhas naturais. Uma boa opção é o chá de erva cidreira. Para prepará-lo, pegue duas folhinhas de cidreira e deixe um copo de água ferver por três minutos. Passado esse tempo, apague o fogo, acrescente as folhas e deixe passar pela infusão. Feito isso, basta beber esse delicioso chá que acalma e melhora o sono.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.