Efeitos colaterais do chá: razões para não beber demais

Tudo em excesso faz mal, inclusive os chás.

O consumo de chá tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas. Por acreditar nos seus efeitos medicinais, elas têm optado por trocar o café pelo chá acreditando ser mais saudável. Todavia, assim como o café em excesso pode fazer mal à saúde, o mesmo acontece com o chá. Com isso, é importante tomar cuidado na hora de consumir qualquer bebida devido à quantidade dos seus componentes. Leia o artigo e saiba mais!

Leia mais: Chá de tília: conheça todos os benefícios que essa planta tem a oferecer

Os efeitos do chá para o organismo

O que as pessoas mais temem no consumo do café é a cafeína, que é responsável por causar aumento dos batimentos cardíacos e falta de sono. Contudo, o que em geral não se sabe é que todo chá possui um composto chamado teína. Ele é muito semelhante ao encontrado no café e pode ter efeitos parecidos. Por isso, pessoas sensíveis a esse composto precisam controlar o consumo de chás.

Dentre os efeitos negativos devido ao consumo em excesso temos também as palpitações e problemas digestivos. Ademais, a absorção de ferro pelo corpo também pode ser prejudicada por causa dos taninos presentes nas folhas que preparam chás.

Pesquisadores também mostraram que o consumo desregrado de chá também pode causar danos ao fígado. Segundo eles, pessoas que tomaram chá em excesso apresentaram maiores quantidades de flúor nesse órgão.

Como consumir chás?

O que pode causar prejuízo não é o consumo do chá em si, mas o modo como ele é consumido. Por isso, é importante ter bastante cuidado, mas não evitá-los, porque eles ainda assim, quando consumidos da maneira correta, fazem bem à saúde.

Desse modo, busque variar nos sabores consumidos diariamente e opte por preparar chás com folhas naturais. Uma boa opção é o chá de erva cidreira. Para prepará-lo, pegue duas folhinhas de cidreira e deixe um copo de água ferver por três minutos. Passado esse tempo, apague o fogo, acrescente as folhas e deixe passar pela infusão. Feito isso, basta beber esse delicioso chá que acalma e melhora o sono.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More