CNH: Detran implementa dupla autenticidade nas provas teóricas
A partir de agora, serão exigidas as biometrias facial e digital. Saiba mais!
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) resolveu aliar tecnologia e segurança para melhorar o sistema de aplicação de provas e de reciclagem nos Centros de Formação de Condutores. Nesse sentido, a partir de agora haverá dupla autenticidade nas provas teóricas do Detran.
Leia mais: Fique de olho nos 6 erros de português mais comuns entre os brasileiros
Dupla autenticidade biométrica nas provas teóricas do Detran
A novidade surgiu a partir do sistema e-CNHsp. Dessa maneira, os alunos que forem realizar as provas deverão obrigatoriamente autenticar duas biometrias, tanto a digital quanto a facial. Quanto ao momento da validação, será na abertura e também na conclusão do exame teórico ou da reciclagem.
Cabe salientar que, até o momento, a autenticação funcionava da seguinte maneira: Apenas a biometria digital era necessária, enquanto a biometria do rosto só era exigida diante das situações em que não havia reconhecimento por meio do primeiro método.
De acordo com o diretor-presidente do Detran SP, Neto Mascellani, o objetivo da novidade é tornar o processo de habilitação mais seguro para todos os envolvidos. Ele também afirmou que essa é uma importante ferramenta contra possíveis irregularidades no decurso de obtenção do documento.
Detalhes sobre a obrigatoriedade
O Detran SP já informou aos parceiros, como médicos e instrutores, quanto à obrigatoriedade. O órgão também reforçou a importância de que os cidadãos sejam avisados com antecedência acerca da necessidade de autenticação por biometria digital, sobretudo para exames de reciclagem de condutor suspenso ou de baixa preventiva de pontuação.
Exceção digital
Por outro lado, nos demais casos, candidatos que possuem exceção digital podem solicitá-la no período anterior à realização desta etapa para poder fazer os exames médico e psicotécnico. Caso seja necessário solicitar a exceção digital, o aluno ou condutor deverá comparecer a uma das unidades do Detran SP integradas ao Poupatempo ou ao Ciretran (para os municípios que não têm Poupatempo). Sendo assim, só será possível agendar o exame após a aprovação do pedido.
No dia 14 de fevereiro, os Centros de Formação de Condutores receberam o aviso e estão cientes da nova forma de autenticação. Portanto, já vão começar a implementar o novo sistema e exigir as duas biometrias.
Comentários estão fechados.