Conheça o recurso secreto do Gmail: ativação de confirmação de leitura!

O recurso está disponível para e-mails corporativos e escolares.

Muitas pessoas desconhecem, mas é possível ativar a confirmação de leitura no Gmail após o destinatário abrir a sua mensagem. Atualmente, esse recurso está disponível de forma limitada apenas para contas corporativas ou escolares.

Quando a opção está ativada, você recebe uma notificação quando o e-mail é aberto. No entanto, em alguns casos, a pessoa do outro lado precisará aprovar a ativação do recurso. Afinal, hoje em dia, cada vez mais pessoas valorizam a privacidade online.

Veja como ativar a confirmação de leitura no Gmail

O recurso de confirmação de leitura só é ativado quando o usuário escreve o e-mail no computador. Assim, caso queira incluir essa ferramenta em sua rotina, atente-se para este detalhe.

A seguir, veja o passo a passo para solicitar a confirmação de leitura:

  • Com o e-mail aberto, toque em Escrever para abrir uma janela em branco;
  • Em seguida, clique no ícone “Mais opções”, localizado na barra inferior da janela;
  • Clique em “Solicitar confirmação de leitura” e, em seguida, escreva o seu e-mail e pode enviar.

A opção é ótima para ser usada em e-mails corporativos e escolares com o objetivo de verificar rapidamente se o destinatário já tem conhecimento do conteúdo enviado por e-mail.

No entanto, nem sempre a opção pode traduzir a realidade. Isso porque, o destinatário pode listar o e-mail como lido ou, na pior das hipóteses, abrir e fechar o conteúdo sem verificar realmente do que se trata.

Da mesma maneira, em algumas circunstâncias a confirmação de leitura pode não ser habilitada, em especial, quando o e-mail é enviado para listas.

A opção também pode ser restringida por administradores de contas corporativas ou pelo uso de programas com a alternativa de não sincronizar o e-mail em tempo real.

O recurso de confirmação de leitura é desativado por padrão do Gmail, sendo assim, quem pretende usar o recurso deve ativá-lo manualmente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.