Conheça 10 problemas que podem atingir idosos sedentários
Falta de estímulo físico durante a terceira idade pode acarretar diversos problemas, inclusive a curto prazo.
Há tempos os médicos recomendam que as pessoas abandonem o sedentarismo e pratiquem atividades físicas, independente da faixa etária. Para os idosos, as orientações são ainda mais importantes, uma vez que a capacidade muscular tende a diminuir conforme atingimos uma certa idade.
Leia mais: Se você já teve algum desses aparelhos, com certeza a idade já chegou
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, no fim do ano de 2019 e começo de 2020, os idosos foram considerados um dos grupos de risco. Dessa forma, os médicos passaram orientações a fim de que eles ficassem em em casa para diminuir o risco de contágio.
Entende-se que a medida foi extremamente necessária com relação à Covid-19. Por outro lado, a falta de atividades pode prejudicar a saúde da terceira idade com o passar do tempo.
Problemas em idosos sedentários
No conteúdo de hoje, vamos citar os 10 problemas comuns em idosos sedentários. Confira:
1. Queda de imunidade: o hábito de ficar somente em casa é muito prejudicial à imunidade, fazendo com que a recuperação até de pequenos resfriados seja mais lenta.
2. Órgãos com mau funcionamento: alguns órgãos, como coração e pulmões, podem ser lesados pela inatividade corporal.
3. Aumento de peso: devido ao fato do corpo não gastar energia, a tendência a engordar é grande, especialmente considerando a desaceleração do metabolismo.
4. Ausência de vitamina D: a falta de exposição ao sol faz com que o corpo não tenha produza a quantidade adequada de vitamina D para o seu bom funcionamento.
5. Problemas psicológicos: ao não se relacionar socialmente, os idosos podem desenvolver alguns transtornos como a depressão.
6. Falta da mobilidade: a prática de exercícios está completamente ligada à mobilidade. Movimentar o corpo com regularidade favorece, de maneira geral, um sistema mais forte.
7. Dependências: a falta movimento pode levar pessoas mais velhas a criarem vícios em bebidas alcóolicas ou remédios para tratar problemas como insônia e ansiedade.
8. Insônia: conforme mencionado acima, dificuldades para dormir costumam ocorrer devido à ausência de rotina ser um hábito que prejudica um sono regulado.
9. Dificuldades de cognição: embora tenham acesso à internet e outros tipos de comunicação, a falta de contato com terceiros fora do ambiente doméstico pode ser ruim para a saúde mental.
10. Comprometimento da independência: a junção de alguns dos fatores apontados nessa lista, tanto físicos quanto mentais, podem gerar mais dependência aos idosos, sendo necessário contar com outras pessoas para executar atividades.
Assim, é de suma importância que as pessoas na terceira idade tenham um bom funcionamento do corpo de maneira geral, tanto para os aspectos físicos, quanto para o psicológico.
Comentários estão fechados.