Conheça 4 prós e 4 contras de ser notívago (mais ativo à noite)
Ao contrário do que se pensa, essa característica não é prejudicial à saúde, pelo menos não tecnicamente. Trata-se de mais uma faceta do metabolismo humano.
Existem diversos tipos de hábitos de sono, mas está claro que algumas pessoas são naturalmente mais ativas à noite, enquanto a maioria das pessoas é mais ativa durante o dia.
Isso ocorre devido a diferenças fisiológicas e de ritmo circadiano. O ritmo circadiano, influenciado por fatores genéticos e ambientais, é justamente o responsável por regular nosso ciclo de sono e vigília.
Nesse caso, enquanto a maioria das pessoas segue um ritmo diurno, algumas se identificam como notívagas, preferindo ficar acordadas e ativas durante a noite.
Na verdade, o termo “notívago” refere-se a animais de hábitos noturnos, como é o caso das corujas, por exemplo. Contudo, pode ser perfeitamente usado para designar alguns seres humanos.
Indivíduos notívagos têm um padrão de sono deslocado para mais tarde, encontrando seu pico de energia e alerta durante a noite.
Isso pode ser atribuído a fatores genéticos, onde certas variações nos genes do relógio biológico influenciam preferências de sono.
Estima-se que os notívagos representem cerca de 20% da população mundial e geralmente são mais jovens. Mas isso é bom?
Imagem: reprodução
A seguir, apresentamos de forma clara quatro prós e quatro contras de ser notívago.
Não que uma pessoa possa literalmente escolher seu ritmo circadiano, mas ter essas informações pode ser esclarecedor. Confira!
4 prós de ser notívago
Você costuma ter sono durante o dia e ser mais ativo durante a noite? Então saiba o que está ganhando com isso!
1. Maior produtividade geral
Pessoas notívagas frequentemente experimentam maior produtividade durante a noite, aproveitando um período de tranquilidade e poucas interrupções.
2. Mais inteligência e criatividade
Estudos indicam que pessoas notívagas podem ser mais inteligentes e criativas, possivelmente devido à sua capacidade de pensar de forma mais independente e fora da caixa.
3. Maior foco e concentração
Durante a noite, quando o ambiente está mais calmo, os notívagos podem se concentrar mais facilmente em suas tarefas, alcançando níveis mais altos de foco.
4. Flexibilidade e prontidão para emergências
Pessoas notívagas tendem a ser mais flexíveis e estão mais dispostas a aceitar tarefas urgentes que ocorrem fora do horário regular de trabalho.
Os 4 contras de ser notívago
Agora, explicamos o que há de ruim em “trocar a noite pelo dia”.
1. Possível privação do sono
Manter um padrão noturno pode resultar em privação de sono, especialmente se o cronograma não for respeitado regularmente.
2. Desalinhamento social e familiar
Os notívagos muitas vezes lutam para sincronizar suas atividades diárias com a vida familiar e social, pois suas horas de pico geralmente não se alinham com as dos outros.
3. Ter de lidar com a solidão e o silêncio da madrugada
A solidão da madrugada pode ser desafiadora para os notívagos, que muitas vezes enfrentam um ambiente extremamente silencioso e isolado.
4. Risco de desenvolver problemas de saúde mental:
Alguns estudos já associaram padrões noturnos a uma maior propensão à depressão, ansiedade e outros transtornos mentais devido ao desalinhamento com os ritmos sociais e biológicos considerados normais.
*Com informações de Notícias ao Minuto.
Comentários estão fechados.