Flores comestíveis: conheça estes 6 tipos e dê mais vida ao seu prato

As flores servem como alimentação desde a Idade Média. Que tal levá-las para a sua cozinha e inovar nas receitas? Veja exatamente com o que elas combinam!

Muitas pessoas ainda desconhecem que é totalmente possível comermos algumas plantas. Até flores! Sim, exatamente isso que você acabou de ler. Há algumas delas que são comestíveis, apesar de muitas passarem desperecidas em nossa culta. O hábito é antigo, hein? As flores comestíveis são famosas desde a Idade Média.

Leia mais: Desafio visual: encontre o lápis escondido entre as flores em 10 segundos

Desde então, elas são usadas na decoração de pratos sofisticados, adicionando um toque especial com seu sabor e beleza às receitas. Cada uma delas têm um sabor único. Sendo assim, são usadas em receitas muito específicas. Agora listaremos para você as seis flores comestíveis as quais não precisa ter medo na hora de ingeri-las.

Lista das flores que são próprias para consumo

  • Dente-de-leão: 

Esta teve sua origem na Ásia Central. O dente-de-leão é uma flor comestível com um sabor doce que remete ao mel. É uma excelente escolha para usar em geleias, doces, panquecas e saladas.

  • Amor-perfeito:

Já a conhece? Ela tem um gosto sutil e levemente doce. Você pode fazer bebidas, bolos, tortas, saladas, doces em geral e até sopas.

  • Flor-de-abóbora:

Esta é uma das mais conhecidas entre as comestíveis. Pode ser usada em diversos pratos, como no suflê e em risotos. A flor-de-abóbora pode ser frita, cozida ou ingeridas mesmo estando in natura.

  • Violeta:

Aposto que você não imaginava isso, certo? Vinda do Oriente Médio, o seu gosto também é levemente adocicado. Não é à toa que é bastante usada para fazer sobremesas.

  • Capuchinha: 

Outra flor que você pode começar a comprar é a capuchinha. Ela também é chamada de papagaio e flor-de-sangue. Tem um sabor ligeiramente picante, parecido com o agrião e o rabanete. A capuchinha pode ser adicionada às saladas, aos pratos frios e utilizada para aromatizar vinagres.

  • Lavanda:

Por último, mas não menos importante, temos a lavanda. Provavelmente esta deve ser a flor mais conhecida entre todas as listadas até o momento. Apesar de suas propriedades medicinais serem muito famosas, ela também é muito usada em receitas. Por seu sabor forte e toque cítrico, a lavanda pode ser utilizada no preparo de muitos doces, ainda mais os que devem ter um sabor mais ácido. Este é o caso do cheesecake.

Agora que você sabe que estas flores são próprias para o consumo, tente utilizá-las em suas receitas e constate a diferença que elas podem dar ao seu prato.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.