Conheça 6 profissões exercidas por cães

Veja como esses pets podem ser treinados para atuar em muitas situações.

É de conhecimento geral que os cachorros são amigos e escudeiros fiéis do homem. Porém, eles vão muito além disso, pois são capazes de nos ajudar a identificar e superar condições de saúde, desde que eles possuam o devido treinamento para isso.

Portanto, é dessa forma que surgem as “profissões” de cachorros, nas quais os pets são adestrados e ganham o nome de cães de serviço. Mas você sabe quais são as atividades exercidas por esses bichinhos? Acompanhe este artigo e confira!

Leia mais: Por que conversar com o seu pet? Veja alguns motivos para bater um papo com o seu cachorro

6 profissões dos cães de serviço

Os cães de serviço podem contribuir em muitos campos, no entanto, as áreas mais conhecidas estão relacionadas à saúde. Entre as profissões estão o cão-guia, cães ouvintes, cachorros que fornecem suporte emocional, que auxiliam na mobilidade e na prevenção de crises alérgicas e de diabetes. Veja a seguir!

  • Cão-guia

O cão-guia provavelmente é o serviço mais conhecido por todos. O objetivo desse animal é guiar deficientes visuais, ajudando-os a se movimentar em casa, nas ruas e em outros espaços.

Afinal, o cão-guia consegue ajudar essas pessoas a encontrar a localização de portas, desviar de obstáculos e atravessar avenidas. Entretanto, para executar essa atividade com sucesso, o cachorro precisar passar por um treinamento que dura dois anos.

  • Cães ouvintes

De forma semelhante ao cão-guia, os cães ouvintes ajudam pessoas que sofrem com deficiência auditiva, pois são treinados para associar diversos tipos de sons. Assim, quando identificam certos barulhos, como a campainha, telefone e alarmes, os cães conseguem avisar aos seus tutores que algo está acontecendo.

  • Cães que fornecem suporte emocional

Os cachorros dessa categoria normalmente residem com pessoas que possuem distúrbios psicológicos, a exemplo da ansiedade ou depressão. Contudo, qualquer raça de cachorro é capaz de fornecer suporte emocional, propiciando tranquilidade e calmaria para as pessoas que sofrem com essas condições psicológicas.

  • Cachorros que ajudam na mobilidade

Os cães também ajudam pessoas com alguma limitação física. Logo, eles podem ser adestrados para abrir portas, carregar sacolas e até mesmo auxiliar no equilíbrio, caso o seu tutor esteja de pé.

  • Cães que previnem crises alérgicas

Os cachorros são donos de um olfato muito aguçado, com a capacidade de sentir e identificar qualquer tipo de aroma. Portanto, se você tiver alergia a algum elemento, o cachorro deve ter um treinamento para te alertar quando a substância estiver próxima.

  • Cachorros que alertam sobre diabetes

As pessoas que possuem diabetes precisam controlar bem os seus níveis de glicose sanguínea, pois taxas de açúcar muito altas ou baixas são prejudiciais ao organismo. Então, um cão pode ser treinado para identificar extremos da glicemia através do suor, podendo alertar seu tutor sobre a situação.

Então, agora que você conhece quais são as 6 profissões dos cães de serviço, aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More