Conheça 7 perigos que acompanham a exposição precoce de crianças ao álcool
Além de ser um crime grave, oferecer álcool a crianças pode trazer grandes perigos e sequelas que elas vão carregar pelo resto da vida. Conheça 7 delas!
Você já ouviu falar sobre a influenciadora Belle Belinha? Nos últimos dias, ela se envolveu em uma grande polêmica, que trouxe muitas discussões na internet sobre o consumo de álcool de forma precoce.
Em um vídeo publicado nas redes sociais da influenciadora, cuja conta tem mais de 1 milhão de seguidores, ela aparece oferecendo uma bebida alcoólica para uma menina menor de idade, o que trouxe grande revolta para muitas pessoas.
Depois da repercussão, as imagens foram excluídas das redes sociais, mas o caso trouxe um grande questionamento: Você sabe quais são os perigos de expor um menor de idade à bebida alcoólica? Acompanhe a seguir!
7 perigos que a exposição precoce ao álcool pode trazer para crianças
Tornar-se um usuário dependente
Muitos especialistas afirmam que, quanto mais cedo a criança for exposta ao álcool, maiores são as chances de ela se tornar um usuário dependente durante a sua vida, principalmente se esse primeiro contato é feito antes de completar 16 anos.
Pode levar à morte
Mesmo que muitas pessoas não saibam disso, um dos maiores perigos da exposição precoce ao álcool é que pode levar à morte, afinal, o álcool é uma das maiores causas de morte de pessoas de 15 a 24 anos, não só no Brasil, mas em todo o mundo.
É certo que cerca de 40% dos adolescentes do Brasil experimentaram bebidas alcoólicas entre 12 e 15 anos, mesmo no ambiente onde vivem.
Traz grandes sequelas
Outro perigo da ingestão precoce de álcool são as sequelas que essas bebidas podem causar, tanto emocionais, quanto neuroquímicas.
O álcool pode afetar a memória dos jovens, comprometer a atenção, reduzir o rendimento nos estudos, diminuir o aprendizado e também afetar suas habilidades profissionais.
Atrapalha o desenvolvimento
Outra grande questão do álcool para crianças é que o efeito dessas bebidas pode afetar diretamente o desenvolvimento do cérebro, e, como consequência, muitas habilidades e muitos comportamentos também são afetados.
Deixa as pessoas mais vulneráveis
A exposição precoce ao álcool faz com que as crianças e os adolescentes também fiquem mais vulneráveis a diferentes situações, como a violência sexual, por exemplo, afinal, suas vidas passam a ficar em risco.
Isso porque elas podem praticar atividades sexuais precocemente ou sem proteção, levando a diferentes situações desconfortáveis e até ao aparecimento de doenças.
Exposição a constrangimento criminal
Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, oferecer ou vender bebidas alcoólicas para crianças menores de 18 anos é crime, e isso pode gerar multa ou até detenção para aquele que vende o produto.
No entanto, as crianças também acabam se envolvendo na situação e sendo constrangidas em situações que envolvem a polícia e/ou a Justiça. Ou seja, esses indivíduos podem ser expostas precocemente a episódios que apenas adultos estão preparados para lidar.
Pode causar acidentes
Por fim, quando pessoas de 12 (ou até menos) a 18 anos são expostas ao álcool, o risco de se envolverem em acidentes de trânsito também é maior, assim como incidentes e homicídios.
Tente manter as crianças e adolescentes que você conhece longe das bebidas alcoólicas!
Comentários estão fechados.