Conheça 9 benefícios de parar de beber refrigerante
Que essas bebidas fazem mal, todo mundo já sabe. Porém, talvez ao conhecer os benefícios de tirá-la da dieta haja uma maior conscientização.
Os refrigerantes são um tipo de bebida que não traz nenhum benefício ao nosso corpo. Além do gás artificial, esses produtos levam altas quantidades de sódio, açúcar, corantes e conservantes.
Por causa de sua composição, os refrigerantes tendem a fazer muito mal para o corpo humano, trazendo problemas como hipertensão, diabetes, inflamações e até estimulando o surgimento de alguns tipos de câncer.
Porém, mesmo que todos esses malefícios do consumo de refrigerante já sejam bastante conhecidos, a maioria dos brasileiros não deixa de tomar a bebida.
Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento do Instituto de Efectividad Clinica y Sanitaria (IECS), da Argentina, cada brasileiro consome, em média, 61 litros de refrigerante por ano. Além disso, estima-se que 2,2 milhões de pessoas estejam obesas no país por causa dessas bebidas.
Com vistas em estimular o abandono desses produtos nocivos, a nutróloga Dra. Andrea Sampaio, que é associada ao Hospital Sírio-Libanês, apontou alguns benefícios de parar de tomar refrigerantes. Confira nove deles nos tópicos abaixo!
(Imagem: divulgação)
1. Melhora do humor e da energia, e prevenção ao diabetes
Quando está em níveis normais no corpo humano, o açúcar é transformado em energia e faz bem ao corpo. Contudo, quando oscila muito leva instabilidades energéticas e no humor.
A Dra. Andrea Sampaio explica que os refrigerantes são vetores dessa instabilidade nos níveis de açúcar do corpo. Portanto, tirá-los da dieta traz uma “paz” aos índices glicêmicos, estabilizando o humor e evitando a fadiga.
“Com a sua remoção [dos refrigerantes], terá uma estabilização nos níveis de açúcar no sangue, evitando picos e quedas tanto da glicemia quanto da insulina”, disse ela.
2. Mais saúde para a pele
Segundo Andrea Sampaio, o consumo de refrigerantes também contribui para a desidratação da pele, tendo o abandono deste hábito um efeito contrário.
“Terá uma melhora na qualidade pele, contribui para o rejuvenescimento cutâneo, pois o açúcar deixa o colágeno mais rígido em vez de flexível, o que favorece a uma pele mais desidratada, opaca e sem vida. Pode desencadear o aumento da oleosidade e favorecendo ao surgimento da acne”, destaca.
3. Controle da pressão arterial e eliminação do inchaço
O não consumo de refrigerante impede parte do acúmulo de água e sal no organismo, que são vetores do aumento da pressão arterial e do inchaço corporal.
“[Deixar de consumir refrigerante] reduz o inchaço e contribui para prevenção da hipertensão arterial, pois tanto o sódio como o açúcar, favorecem a retenção de sal e água no organismo”, explica a Dra. Andrea Sampaio.
4. Diminuição dos níveis de gordura no fígado
O açúcar contido nos refrigerantes geralmente se transforma em gordura no organismo, gordura essa que pode parar no fígado e trazer problemas graves.
“Esse excesso de gordura leva à doença hepática gordurosa não alcoólica, que é a esteatose hepática, que pode evoluir para uma cirrose e, posteriormente, para um câncer de fígado”, alerta a nutróloga.
5. Prevenção à cárie, à osteoporose e às pedras nos rins
Os ácidos contidos nos refrigerantes impedem a absorção de cálcio pelo organismo, o que pode levar a problemas como osteoporose e cáries, pela falta do mineral, e aos cálculos renais (pedras nos rins), quando o cálcio se acumula nos rins.
“Os refrigerantes possuem ácidos fosfóricos em sua composição, que competem com o cálcio no sítio de absorção, não deixando o cálcio ser absorvido favorecendo a osteoporose e cáries. Sendo assim, esse cálcio livre no sangue pode levar a formação de cálculo renal, as ‘pedras’ nos rins”, diz Andrea Sampaio.
6. Melhora no funcionamento do intestino
Conforme explica a Dra. Sampaio, os ácidos dos refrigerantes podem matar bactérias boas do intestino, deixando o espaço livre para as bactérias patogênicas. Isso leva a um desequilíbrio do trato intestinal.
“Os refrigerantes levam ao desequilíbrio da flora intestinal, aumentando o acúmulo das bactérias patógenas (bactérias ruins), como também da inflamação, levando ao acúmulo de gases, predisposição para diarreia e constipação intestinal”, destaca ela.
7. Redução das inflamações pelo corpo
Para de beber refrigerante também pode eliminar inflamações pelo corpo, uma vez que essas bebidas possuem compostos que favorecem a proliferação dos radicais livres, substâncias responsáveis por inflamar o corpo.
8. Melhora na capacidade de se concentrar
Assim como fazem no intestino, os refrigerantes desequilibram a conjuntura química do cérebro, deteriorando a sua capacidade. Com isso, deixar essas bebidas de lado pode estimular a melhoria das atividades cerebrais.
“[Eliminar os refrigerantes] contribui para melhora do foco, atenção, memória e reduz risco de demência. Afinal, os componentes presentes nos refrigerantes levam a desequilíbrios químicos no cérebro e afetam o nosso desempenho cognitivo”, disse a nutróloga Andrea Sampaio.
9. Redução no risco de câncer
Para concluir, a Dra Andrea Sampaio alerta que os refrigerantes possuem em si mesmos diversos elementos que formam fatores de risco para o surgimento de câncer. Então, abandonar essa bebida pode evitar a doença.
“Temos na composição do refrigerante sódio, açúcar, corantes, acidulantes e demais aditivos químicos, como bisfenol A, que podem contribuir com surgimento de diversas doenças, o que inclui o câncer. O excesso de refrigerantes favorece o aumento de peso e a obesidade, que é um risco real para câncer”, finaliza ela.
Comentários estão fechados.