Seu cabelo está caindo? Isso pode ser um sinal de diabetes!

Além dos seus sinais clássicos, essa doença temida também pode se apresentar com sintomas menos comuns.

A diabetes é uma doença ligada à falta de insulina, o hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue. Ela pode ter causas hereditárias ou ser adquirida, devido a um estilo de vida não muito saudável.

Essa condição tem sintomas já bastante conhecidos, que incluem indisposição, micção frequente, visão turva e níveis descontrolados de glicose, dentre muitos outros.

Por outro lado, a diabetes também pode se apresentar por meio de sintomas não tão usuais, que por sua vez são consequências de outras complicações.

Em entrevista ao jornal Daily Express, o Dr. Greg Vida, cirurgião da Harley Street Hair Clinic, no Reino Unido, explicou que a queda de cabelo pode ser um sintoma de diabetes.

“Enquanto alguns sintomas e complicações da diabetes são amplamente conhecidos, como aumento da urina e da sede, fadiga, perda de peso, perda de visão ou visão turva, um sintoma que não é tão conhecido é a queda de cabelo”, destacou.

Greg Vida explica que a alopecia gerada pela diabetes é decorrente da falta de irrigação sanguínea que a doença causa nos folículos capilares.

“Estes vasos sanguíneos danificados não conseguem mais levar oxigênio suficiente aos folículos capilares, o que pode interromper e parar o ciclo de crescimento do cabelo”, completa.

Além disso, a falta de açúcar para nutrir os folículos capilares, também provocada pela diabetes, é outro fator de risco em potencial.

(Imagem: divulgação)

O que fazer?

Se você tem diabetes e tem notado uma queda de cabelos excessiva, chegou a hora de visitar um clínico geral ou endocrinologista para traçar uma linha de tratamento para o problema.

Em geral, a queda de cabelo pode ser interrompida e até revertida com o controle da doença e a estabilização dos níveis de açúcar no sangue.

Contudo, se você não tem a confirmação de que porta a diabetes, mas tem notado a queda de cabelos, fique atento a outros sintomas que também podem indicar a doença. São eles:

  • Infecções fúngicas na pele que surgiram sem motivo aparente;

  • Feridas que demoram para cicatrizar;

  • Dormência ou formigamento nas mãos e nos pés;

  • Perda de massa muscular sem motivo aparente;

  • Alterações na função sexual;

  • Dificuldade para se concentrar;

  • Histórico familiar da doença.

Ao identificar esses pontos, procure um médico para fazer exames complementares que confirmem ou descartem a doença.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.