Conheça a cidade brasileira que declarou independência bem antes de Dom Pedro I

A independência do lugar foi declarada em 1817, enquanto a do Brasil só veio 'sair' em 1822. Saiba mais!

Os livros de história não costumam falar sobre isso, mas, em 1817, cinco anos antes de Dom Pedro I, moradores da cidade de Crato, no Ceará, decretaram sua independência. Na verdade, a vila, que fica a 500 km de Fortaleza, se proclamou uma república independente.

O movimento aconteceu antes da Revolução Pernambucana, que foi uma das precursoras da Independência do Brasil do dia 7 de setembro. Você já sabia disso?

Continue a leitura e descubra mais sobre esse fato para lá de interessante sobre a história do Brasil.

Como tudo surgiu em Crato

A cidadezinha, que ficava na região hoje conhecida como Cariri, tinha aproximadamente 135 mil habitantes. Seus primeiros colonizadores chegaram ali por volta de 1714, vindos da Bahia, do Pernambuco e de Sergipe.

Em 1750, começaram a instalar os primeiros engenhos, que levaram a um desenvolvimento da cultura de cana de açúcar no município. Com isso, surgiu também a aristocracia de Crato.

Anos depois, por volta do século 19, esses nobres começaram a mandar seus filhos para estudar em cidades próximas, como Olinda e Recife. Influenciados pela Revolução Francesa, eles começaram a gestar pensamentos liberais.

Pai de José de Alencar

Em abril de 1817, José Martiniano, filho de Bárbara de Alencar e pai de José de Alencar, chegou ao Ceará. Ele foi muito responsável por reforçar as centelhas liberais em Crato.

Ao lado de outros líderes do movimento, levaram o “Preciso”. Este foi um documento que serviu de base para a constituição do governo provisório de Pernambuco.

Em 4 de maio de 1817, Bárbara de Alencar ofereceu um jantar conhecido como jantar da liberdade. Nele, assinaram-se atas, decretos e documentos que declararam provisoriamente a independência de Crato.

Alegria de insurgente dura pouco

No dia 11 de maio, apenas oito dias depois, o exército monarquista do capitão José Pereira Filgueiras derrubou o governo provisório de Crato. Além disso, também prendeu os agentes do movimento. Martiniano e Bárbara, então, foram presos, fato que enterrou de vez o sonho de liberdade da cidade cearense.

Pouco mais de cinco anos mais tarde, em 7 de setembro de 1822, o próprio Dom Pedro I declara a independência do Brasil, desvinculando o país da coroa portuguesa para sempre.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.