Conheça a cidade chinesa de 600 anos que agora está submersa

Shicheng foi inundada para a criação de uma hidrelétrica e hoje está sob o Lago Qiandao.

Provavelmente fundada em meados do século 14, a cidade chinesa de Shicheng agora está totalmente submersa no lago artificial Qiandao, localizado na província de Zhejiang, na China.

De acordo com registros históricos, Shicheng foi uma cidade vibrante até o início do século 20, quando começou a despertar outros interesses no governo chinês.

Finalmente, em 1959 a “Cidade do Leão”, como também era conhecida, foi inundada propositalmente pelo então governo de Mao Tsé-tung para a criação do Lago Qiandao e da hidrelétrica de Xin’na, abrigada pelo corpo d’água.

Ainda é possível visitar Shicheng

Antigo lar de cerca de 300 mil pessoas, Shicheng hoje está a 40 metros de profundidade no Qiandao.

Segundo relatos locais, na época em que a hidrelétrica foi construída o governo chinês encontrou certa resistência em realocar as pessoas que viviam na cidade, devido aos seus laços com o lugar.

Em 2001, o governo da China organizou uma expedição subaquática para explorar os restos de Shicheng que repousam no fundo do Lago Qiandao.

Na pesquisa, os mergulhadores se depararam com uma cidade extremamente bem preservada, cheia de monumentos, ruas e casas ainda distinguíveis.

Conforme relatou o governo chinês, Shicheng se encontra em tal situação por causa da baixa incidência de oxigênio e luz no local.

Mais recentemente, em 2010, vídeos e fotos da antiga Cidade do Leão foram divulgados pela Geografia Nacional Chinesa, comprovando o incrível estado de conservação do lugar.

Atualmente, o governo da China permite expedições e a prática de mergulho no Lago Qiandao, bem como visitas a Shicheng. Contudo, os passeios só podem ser realizados por mergulhadores experientes e turistas devidamente guiados.

No vídeo abaixo você pode conferir imagens de Shicheng feitas durante um mergulho exploratório. Veja:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.