Conheça a 'cidade' que foi construída para ser resistente a desastres naturais
Babcok Ranch fica na Flórida, nos EUA, e já se provou resistente a furacões no ano passado. Saiba mais!
Os furacões são uma força da natureza sem precedentes e deixam um rastro de destruição por onde passam. No último mês, por exemplo, o furacão Idalia causou estrago nos EUA, com seus ventos de mais de 200 km/h.
Estima-se que o prejuízo total para a região tenha ficado entre US$ 12 e 20 bilhões. O montante inclui danos a construções e infraestrutura e também de produção. As informações são da Moody’s Analytics.
Entretanto, a cidade Babcock Ranch, na Flórida, nos Estados Unidos, mostrou-se resistente aos fortes ventos. No ano passado, a tempestade Ian, de categoria 4, passou por lá sem muito prejuízo.
Mas como isso é possível?
Acontece que a cidade foi construída para ser resistente a fortes tempestades e furacões. Na verdade, classificar o lugar como “cidade” é bondade da nossa redação. Na verdade, Babcock Ranch é considerada uma pequena comunidade cuja área total beira 17 mil acres.
Planejamento é a chave de tudo
O espaço foi planejado por anos, estudando mapas da região e entendendo por onde a água passaria nos períodos de chuvas mais intensas. Dessa forma, alteraram os fluxos para o bem da região.
O segredo, entretanto, está na preservação das zonas úmidas, que absorvem e retêm a água da chuva. Assim, quando as tempestades chegam, os cursos levam água até o rio Caloosahatchee.
Além disso, as linhas de energia foram construídas e distribuídas por baixo da terra e foi construída uma estação de tratamento de água própria.
Outro ponto importante é que Babcock Ranch está a 9,1 metros acima do mar e tem muita natureza ao seu redor. Isso garante o amortecimento das tempestades.
Espera-se que a onda de tempestades e furacões de 2023 seja ainda pior que a do ano passado. Então, a pequena cidade já pode se preparar.
Cidade à prova de desastres é disputada
Os primeiros moradores de Babcock Ranch se mudaram para lá há apenas cinco anos – apesar de a comunidade ter começado a ser planejada por volta de 1940.
Mesmo “jovem”, em 2022, o local se tornou o quinto condomínio planejado mais vendido dos EUA. Mas, pudera, quem não iria querer viver em um local “à prova” de desastres naturais, não é mesmo?
Comentários estão fechados.