Energia eólica: um furacão pode gerar energia elétrica?

Os ventos já podem ser considerados uma forma de energia limpa para o dia a dia. Mas é possível que a matéria prima seja um furacão? Confira neste artigo.

A energia eólica já é uma realidade em alguns países do mundo. É uma alternativa limpa de gerar energia elétrica e renovável, sem produzir gases de efeito estuda através da captação do vento. Sendo assim, é possível usar um furacão para gerar energia?

De acordo com o astrofísico norte-americano Neil DeGrasse Tyson, sim! Para ele, é possível usar o vento de um furacão e reaproveitá-lo em energia.

Furacão gerando energia elétrica? Como assim?

A ideia foi apresentada em um programa de televisão dos Estados Unidos. O astrofísico opinou que os ventos de um furacão seriam uma matéria-prima única para gerar energia eólica.

Além disso, alfinetou os cientistas. Para ele, a ciência deveria reaproveitar este tipo de vento de alguma forma. Inclusive, Tyson defendeu que uma cidade atingida por um desastre natural como este poderia continuar funcionando com este tipo de energia.

Estimou-se que um furacão possa gerar uma força de 600 terawatts (conforme publicado pelo site Terra). O número equivale a mais do que o dobro da produção de energia eólica dos Estados Unidos em um ano.

Não é bem assim

Um furacão de uma magnitude tem um imenso poder destrutivo. Portanto, uma ideia como esta não tão fácil assim de ser implantada.

Apesar da potencialmente grande quantidade de energia, o investimento em equipamento teria que ser gigantesco. Isso porque as hélices usadas para “captar” o vento são muito frágeis e leves. Então, um dos maiores desafios seria projetar um equipamento que possa suportar a média de 108 km/h de um furacão.

Furacão não é só vento

Sem contar que um furacão não é composto apenas de vento. Ao contrário do que se imagina, esta é apenas uma parte da formação deles.

Na verdade, a maior parte da energia de um furacão ou ciclone está armazenada em forma de calor. Este, por sua vez, é liberado à medida em que o vapor de água se condensa em chuva.

Mas se bem que…

Pesquisas estão acontecendo. De acordo com o site Terra, pesquisadores estão, de fato, debruçados em um sistema de geração de eletricidade ininterrupto – e que possa suportar a força de um furacão para aproveitar a energia dele.

É esperar para ver.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.