Cagaita é uma fruta exótica rica em vitaminas, fibras e antioxidantes

Saiba mais sobre essa fruta característica do cerrado que poucos conhecem, mas é repleta de boas propriedades para a gente aproveitar.

De textura macia e sabor ácido, a exótica fruta chamada cagaita é típica do cerrado brasileiro, embora não seja muito consumida por nós. No entanto, essa fruta pequena e de casca amarela é pouco calórica e muito rica em vitaminas, fibras e antioxidantes. Por ser altamente nutritiva, seu consumo pode ser feito de diversas formas. Venha saber mais sobre ela!

Leia mais: Plantas do Cerrado – Conheça 12 espécies típicas da região

Dessa forma, essa fruta está mais presente no Brasil nos estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia, em cerrados e cerradões. A cagaiteira, como é chamada a árvore, normalmente tem um tamanho médio, mas pode atingir até uma altura de 10 metros. Além disso, caso você tenha interesse em consumi-la, a época em que essa árvore dá os seus frutos é no período de setembro e outubro.

Como consumir a cagaita?

Seu consumo pode ser feito de diferentes maneiras, na forma de sucos e vitaminas, doces, geleias e compotas ou também de forma natural. Além disso, é importante lembrar que, por ser uma fruta bem ácida, seu consumo não deve ser exagerado.

Benefícios dessa fruta exótica

  • Boa imunidade e fortalecimento de cabelos

Por ser rica em vitaminas C e A, ela faz com que seu sistema imune se fortaleça, além de prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, ela contém vitaminas do complexo B, que ajudam a fortalecer os cabelos, a saúde do cérebro, do coração e da pele.

  • Grande quantidade de fibras

Essa propriedade da cagaita faz com que sua digestão melhore e controle o seu índice glicêmico, além de liberar o intestino preso.

  • Presença de cálcio, fósforo e ferro

Além das vitaminas, os minerais também são substâncias presentes que reforçam a nossa saúde dos ossos e sistema cardíaco, prevenindo também de problemas com a anemia.

  • Fundamental composição de ácidos graxos

Por conter ácidos graxos, conhecidos comumente como “gordura boa”, essa fruta auxilia na saúde do coração, controlando o colesterol. Além disso, fornece uma ação anti-inflamatória e antidiarreica.

  • Auxilia no emagrecimento

Por ser uma fruta pouco calórica e rica em fibras, ela também tem um efeito laxante, que contribui para a redução do inchaço corporal. Com isso, a cagaita é excelente opção para auxiliar no planejamento de dietas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.