Conheça a incrível comunicação das formigas que usa o mesmo algoritmo de transmissão de dados que a internet

Cientistas estadunidenses do Cold Spring Harbor Laboratory decifrar a complexa troca de informações feita por esses animais minúsculos.

As formigas são extremamente disciplinadas e organizadas, e para constatar isso basta olhar para a movimentação que elas fazem entre os formigueiros. Porém, você já se perguntou como se dá a comunicação das formigas? No caso, elas usam as suas antenas para transmitir códigos e sinais indecifráveis para nós seres humanos. Mas, no caminho de descobrir esse segredo, os pesquisadores do Cold Spring Harbor Laboratory descobriram que o sistema natural de comunicação das formigas utiliza o mesmo algoritmo de ajuste da internet.

Leia mais: Peixes são animais complexos e interessantes: Confira algumas curiosidades sobre eles.

O que é o algoritmo de ajuste?

Chama-se de “algoritmo de ajuste” aquele que se ocupa de registrar informações de feedback para elaborar a otimização do tráfego de dados. Ou seja, trata-se do controle e identificação de variáveis muito importantes, e que se movimentam em velocidade absurda por toda a Terra.

Desse modo, já é de se imaginar que essa tecnologia é extremamente complexa e avançada, que os seres humanos conseguiram elaborar após muita pesquisa. Entretanto, ao que parece, as formigas possuem a mesma capacidade de transmissão de informações e tudo isso de uma maneira muito natural.

O algoritmo das formigas

Já percebeu que quando existe o corpo de um animal morto em determinado lugar não demora muito para aparecer algumas formigas e depois várias outras? Isso acontece porque esses animais sempre saem em busca de alimento, e quando um deles encontra algo, rapidamente comunica aos demais.

Ou seja, as formigas voltam ao formigueiro, onde relatam às demais o que aconteceu durante a busca. No entanto, caso poucas formigas retornem, o envio de mais trabalhadores se reduz, como que numa tentativa de evitar o perigo e perder mais componentes da colônia.

Logo, os cientistas conseguiram identificar que esse método em que os sinais positivos ou negativos geram novo cálculo de rota, é como o da internet. E visto que essa comunicação segue mesmo em caso de formigas perdidas, é possível comparar com o algoritmo de aumento-aditivo e diminuição-multiplicada da internet.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.