Peixes são animais complexos e interessantes: Confira algumas curiosidades sobre eles

Será que os peixes dormem ou bebem água? Saiba a resposta aqui.

Ter peixes como animais de estimação não é algo muito comum quando comparamos à outros pets. Por isso, as informações sobre eles são, de certa forma, superficiais e escassas. Separamos neste artigo algumas curiosidades sobre os peixes para você que deseja saber um pouco mais de forma geral. Acompanhe a leitura!

Leia também: Peixes faxineiros: Conheça as espécies responsáveis por manter os aquários limpos

Eles bebem água?

A resposta dessa pergunta é de certa forma complexa, mas dá para entender. Vamos explicar essa questão separando em três partes:

  • Os peixes fazem osmose, que é basicamente o fluxo da água por diferentes corpos/ambientes. Assim, ela tende a seguir de locais com menor concentração de sais para os que têm maior concentração;
  • O peixe de água doce tem uma concentração de sais em seu corpo maior do que a do seu ambiente. Logo, a água tende a entrar em seu corpo naturalmente, portanto não é necessário que ele beba água. Um fato curioso é que, mesmo assim, eles urinam bastante durante todo o dia.
  • Já os peixes de água salgada precisam beber muita água. Isso porque seu ambiente tem uma concentração de sais maior que seu corpo, fazendo com que ele perca muita água. Desta forma, ele precisa bebê-la para garantir o equilíbrio em seu organismo.

Peixes dormem?

Quem nunca tomou aquele susto quando viu o peixe boiando no aquário? Esse comportamento é natural e, na verdade, eles estão apenas “tirando uma soneca”.

Não podemos chamar isso de sono, pois os peixes só costumam se desligar um pouco para descansar. Assim, esse “cochilo” é bem rapidinho e costuma ser intercalado com um período de vigília.

Eles podem morrer afogados?

Essa parece ser uma pergunta besta, mas a resposta é sim! Isso pode acontecer principalmente com anabantídeos, como o famoso peixe Betta, por exemplo. Ele precisa respirar o ar constantemente e, para isso, o Betta busca a superfície. Caso não a encontre, ele pode vir a morrer por diversas complicações em seu organismo.

Os peixes piscam?

Os peixes não possuem a capacidade de piscar nem mesmo fechar os olhos pois não possuem pálpebra. Por causa disso, muitas pessoas acham que peixes nunca dormem ou descansam, mas você já leu acima a resposta para essa dúvida.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More