Lentes de contato poderão detectar cânceres nas pessoas no futuro
Confira agora o feito de alguns cientistas que poderá ajudar a detectar diferentes tipos de câncer.
Um estudo feito por cientistas norte-americanos do Instituto Terasaki de Inovação Biomédica tem o objetivo de desenvolver uma lente de contato que possa detectar e diagnosticar vários tipos de câncer. No entanto, a lente em questão ainda está em testes no laboratório. Confira o artigo na íntegra para saber mais sobre a lente de contato que poderá detectar o câncer e salvar vidas.
Leia mais: Gafanhotos poderão ser usados para diagnosticar câncer, aponta estudo.
Confira mais sobre esse estudo revolucionário.
O propósito do estudo é que essa lente de contato possa analisar os compostos presentes nas lágrimas das pessoas para poder diagnosticar a doença. Esses compostos são os exossomos, que são vesículas encontradas em secreções do corpo que tem potencial para serem biomarcadores. Além das lágrimas, os compostos também estão presentes na urina, plasma e saliva.
O estudo foi publicado em uma revista científica chamada “Advanced Functional Material”. A lente foi desenvolvida com pequenas câmaras relacionadas a anticorpos que fazem a captura dos exossomos. Essa microcâmera é utilizada para a detecção, pois ela oferece uma visualização mais seletiva.
A imagem oferecida facilita a visualização e ajuda na pré-triagem do câncer, sendo uma ferramenta mais econômica, rápida e não invasiva. Depois de feita a captura, as proteínas que são específicas da membrana podem sofrer reação com os anticorpos. Com isso, seria possível detectar a presença (se existir) de algum tipo de câncer no paciente.
Por causa dessa capacidade, os exossomos têm sido bastante procurados para serem utilizados em outros estudos com o mesmo objetivo. Porém, um ponto difícil nisso é que há uma certa dificuldade em isolar os exossomos em quantidade e pureza suficientes para os estudos.
Espera-se que o estudo seja concluído e ele possa ter seu êxito para que o diagnóstico do câncer seja mais fácil. Com isso, muitas vidas podem ser salvas e muitas pessoas podem aderir aos tratamentos de forma precoce para diminuir os danos.
Comentários estão fechados.