Conheça a nova ferramenta do Gmail: o rastreio de encomendas
Segundo a empresa, essa nova função do Gmail permitirá aos usuários acompanharem as entregas de forma prática e rápida.
Com a chegada da Black Friday, o Google resolveu presentear seus usuários com uma função que promete ser muito útil: o rastreio das compras de forma automatizada, sem a necessidade de o usuário buscar links ou códigos de rastreio.
Com a implementação dessa nova função, a empresa pretende oferecer aos usuários uma forma de poupar tempo sem perder as informações importantes. A princípio, o sistema funcionará apenas para as remessas movidas dentro dos Estados Unidos.
Leia mais: Veja como proceder em casos de atraso na entrega de compras online
Como a nova ferramenta funcionará?
O sistema, que ainda está em fase de implementação, deverá ser disponibilizado de forma gradativa aos usuários. Ainda não foi informado quando e como a ferramenta funcionará para os brasileiros.
Em geral, a função de rastreio operará por meio de um algoritmo, programado para escanear a caixa de entrada em busca do e-mail do vendedor que informa os dados de acompanhamento da entrega.
Esse e-mail, que, assim como já acontece, trará o link ou código de rastreio, passará a exibir essa informação no título da mensagem, expondo resumidamente as informações sobre o prazo e o status da entrega, de forma similar ao que acontece nas compras de passagens aéreas.
Nesse caso, a diferença é que em vez de informações sobre o aeroporto e a empresa de aviação, estarão disponíveis os dados da compra. Com essas informações, as atualizações sobre a encomenda serão exibidas com destaque, logo na caixa de entrada do Gmail.
Segurança e privacidade
A ideia de ter uma inteligência artificial examinando os e-mails em busca de informações pode parecer perturbadora a alguns usuários. Pensando neles, a empresa deixará disponível a opção de bloquear a ferramenta.
Para garantir a segurança dos usuários, o sistema de criptografia foi reforçado, codificando as informações. Dessa forma, a ideia é impedir que os dados possam ser acessados por pessoas não autorizadas.
Comentários estão fechados.