Flor-cadáver floresce no Jardim Botânico dos Estados Unidos
A flor que exala mau cheiro desabrocha pela primeira vez em nove anos.
Quando pensamos em flores, geralmente associamos a cheirinhos agradáveis como lavanda, lírio e jasmim. Contudo, uma flor pouco conhecida e que exala um cheiro um tanto quanto exótico acabou de desabrochar no Jardim Botânico dos Estados Unidos.
Conhecida como flor-cadáver e tendo mais ou menos 8 metros de altura, ela desabrochou pela primeira vez depois de nove anos no Jardim de Chicago. Ela tem chamado a atenção de muitos curiosos, primeiro pelo seu tamanho, segundo pelo seu cheiro característico. Acompanhe o texto!
Leia também: Valiosas: Estas são algumas das 4 flores mais raras do mundo
Flor Cadáver: rara e exótica
Conhecida pelo nome científico Amorphophallus titanium, a flor-cadáver tem esse nome um tanto quanto peculiar por conta do cheiro de carne podre que exala para atrair insetos como moscas e besouros.
O odor é tão singular à planta que é comparado ao mesmo cheiro de um corpo “morto”, conforme relatou o diretor do Jardim Botânico da UC, Paul Licht. No entanto, apesar desse pequeno detalhe, ela atrai muitos visitantes ao parque, pois sua floração é realmente rara, acontecendo entre 8 e 10 anos.
Ela é originária da Indonésia e devido aos desmatamentos nas florestas tropicais, infelizmente, já está ameaçada de extinção. Ela é rara, diferente de qualquer outra flor comum, apresenta pétalas roxas no centro e um receptáculo amarelo que pode chegar a medir quase 2,5 metros de altura.
De acordo com informações do setor de Ciências Biológicas da Universidade de Ohio, quando ela desabrocha, na primeira noite, ela aumenta a temperatura na sua parte amarela, que pode chegar até 36,6 graus Celsius, para ajudar na propagação do mau odor e atrair mais insetos.
O sucesso da Flor
O desabrochar da flor-cadáver no Jardim Botânico de Chicago é um fato e tanto, e muito comemorado. Afinal, todas as vezes que uma flor desse nível desabrocha é motivo de comemoração e muito estudo.
A última vez que ela desabrochou no Jardim Botânico da UC, ela ganhou até apelido. Chamada de Trudy, por ser uma flor macho, quando foi exposta atraiu cerca de 2,3 mil visitantes no fim de semana em que desabrochou. Ele tinha singelos 1,4 metro de altura à época. Fascinante, não é mesmo?
Comentários estão fechados.