Condição perigosa: Conheça a síndrome do gato paraquedista
O nome pode parecer engraçado, mas a síndrome do gato paraquedista é uma condição perigosa. Confira!
Você já tinha ouvido falar na síndrome do gato paraquedista? Pelo nome engraçado, pode-se criar uma confusão na cabeça de muita gente, mas apesar de comum, poucos tutores têm conhecimento dessa condição que pode ser super prejudicial à saúde dos bichanos.
O que é essa síndrome?
Por mais curiosos que o nome seja, a síndrome do gato paraquedista não tem nenhuma relação com a prática do esporte tido como radical. Pelo contrário, essa é uma condição super perigosa, que pode afetar negativamente o corpo dos felinos.
Sendo assim, os indícios de “gato voador”, que é outro nome pra essa síndrome, levam o bichano a cair de locais muito altos, correndo risco de sofrer sérios machucados e até levar a óbito. Geralmente, estão associados a pets que vivem em apartamentos, mas qualquer gato pode cair de um lugar muito alto.
É queda ou ele se joga?
É importante compreender porque o pet cai de grandes alturas. Afinal, os bichanos são bastante famosos pelos ótimos reflexos e movimentos pensados!
Mas então o que ocasionaria essa queda? Em alguns casos, o gato pode até pular, mas, ainda assim, a situação é vista como uma queda pelos veterinários. Explicando melhor, por exemplo, durante um momento em uma janela, o que é um comportamento comum dos gatos, o peludo pode se distrair e cair desse lugar muito alto.
O fato da situação ser uma surpresa para o felino que é o grande perigo, pois, assim, ele não consegue se preparar adequadamente para a aterrissagem da queda.
O que fazer em caso de queda?
Mesmo que os gatos sejam conhecidos por “sempre caírem em pé”, uma queda de alturas exacerbadas pode gerar um grave problema. Assim, é sempre necessário buscar ajuda veterinária nessas situações.
Mesmo quando o pet não apresentar machucados ou outros indícios externos de problemas, ele precisa ser levado ao médico veterinário, pois hemorragias internas, concussão cerebral ou contusão pulmonar só podem ser identificadas em um exame mais detalhado. Além disso, vale ressaltar que esses animais dificilmente demonstram dor.
Assim, ao perceber que o gato caiu de qualquer altura, procure um veterinário o mais rápido possível.
Se você gostou dessas dicas, então clique aqui para ler mais artigos como esse!
Comentários estão fechados.